Ataques de garimpeiros aos Yanomamis - Foto: Reprodução/TeleSur

Garimpeiros que exploram ilegalmente minérios em terras indígenas promoveram um novo ataque à aldeia Yanomami na comunidade Palimiú, que fica a 260 km da capital Boa Vista, próxima ao município de Alto Alegre, na noite deste domingo (17).

Segundo a Associação Hutukara Yanomami, cerca de 15 barcos de garimpeiros se aproximaram da comunidade e começaram a disparar tiros e arremessar bombas de gás.

“Os olhos estavam ardendo, indicando o disparo de bombas de gás lacrimogênio . Eles estavam muito aflitos e gritavam de preocupação ao telefone. Ao fundo, era possível escutar o som dos tiros. A situação é grave”, disse ao jornal O Globo o vice-presidente da Hutukara, Dario Kopenawa.

O quinto ataque em uma semana aconteceu por volta das 22h desde domingo.

No sábado (16), lideranças Yanomamis confirmaram que duas crianças, de um e cinco anos, da comunidade morreram afogadas durante um dos ataques dos garimpeiros. Uma das vítimas é filho do cacique Fernando Palimi Thëri.

“Duas crianças faleceram no episódio de segunda-feira, 10. Após todos terem corrido dos tiros, elas ficaram perdidas. No dia 11, os adultos saíram à sua procura. No dia 12, encontraram os 02 corpos caídos na água”, diz a nota distribuída pelos indígenas.