Marcelo Queiroga - Foto: Marcos Lopes/Ministério da Saúde

O governo Jair Bolsonaro (PL) finalmente parece ter reconhecido que perdeu a queda de braço para tentar barrar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a imunização começa na segunda quinzena deste mês.

Na segunda quinzena elas começam a chegar e serão distribuídas como nós temos distribuído“, disse em conversa com jornalistas.

No último dia 27, o Ministério de Saúde mudou sua posição e colocou-se contra Bolsonaro, que tentava impedir que as crianças fossem vacinadas contra o coronavírus.

A pasta afirmou que agora é a favor da inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, diz o documento.

Ministério vai formalizar medida no dia 5

A nota ainda diz que “no dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.

No mesmo dia, Bolsonaro afirmou que que não vai vacinar a sua filha Laura, de 11 anos. Ele disse ainda esperar que não haja “interferência” do Judiciário na vacinação de crianças contra a Covid-19.