Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta quinta-feira (13), a integrantes do Conselho Nacional de Educação que, por falta de tempo e orçamento, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será realizado em 2021.

A princípio, ficará para janeiro ou fevereiro de 2022, de acordo com informações da coluna de Ancelmo Gois, em O Globo.

Pela conduta dos órgãos de educação ligados ao governo de Jair Bolsonaro, isso já era esperado. Uma portaria publicada no Diário Oficial desta quarta (12), com as metas globais previstas pelo próprio Inep, não incluiu a aplicação do exame.

Em 2020, com as medidas de restrição de deslocamento da população e com o veto a aglomerações, por conta da pandemia do coronavírus, o governo não foi capaz de realizar o exame, que teve de ser adiado para janeiro de 2021.

Cenário confuso

Diante do cenário, ficou confuso o ingresso em universidades públicas e privadas.

Ribeiro é o quarto presidente do Inep desde o início do governo Bolsonaro. Antes dele foram: Alexandre Ribeiro Pereira Lopes (de maio de 2019 a fevereiro de 2021), Elmer Coelho Vicenzi (de abril de 2019 a maio de 2019) e Marcus Vinicius Rodrigues (de janeiro de 2019 a março de 2019).