Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou uma entrevista antiga, concedida por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para minimizar o racismo no Brasil.

“Há décadas Pelé já dizia…”, publicou o filho do presidente, em sua conta no Twitter. Um vídeo da entrevista do Rei do Futebol acompanha a postagem.

“Eu fui criado em Bauru, em Minas, com branco com preto, em Santos, na praia, a gente vê essa mistura aqui. Então, o problema no Brasil é um problema social. Eu acho que qualquer um, branco ou negro, se ele estiver bem preparado, não vai ter problema para ele. Agora, se for marginal, tanto faz se for branco ou negro, ele vai ter problema”, afirmou Pelé.

“Estratégia esquerdista”

Em junho, Eduardo já havia dito que no Brasil não há casos como o que ocorreu nos Estados Unidos, com George Floyd, homem negro covardemente assassinado por policiais brancos. Para justificar sua tese recorreu à velha obsessão, afirmando que protestos ocorridos após o episódio não eram antirrascistas, mas apenas uma “estratégia esquerdista” para “tomar o poder”.