Foto: Agência Brasil

O índice de desemprego no Brasil atingiu 14,2%, o que representa 14 milhões de brasileiros, em novembro. Os dados foram obtidos em levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa é a maior da série histórica da pesquisa, iniciada em maio. No último levantamento, o índice de desocupação era de 13,8%.

A população ocupada também subiu, de 84,1 milhões em outubro para 84,7 milhões em novembro, o que representa aumento de 0,6% em relação ao mês anterior.

Em contrapartida, o índice de ocupação atingiu 49,6%, ou seja, menos da metade da população em idade de estar inserida no mercado de trabalho estava ocupada no período.

Auxílio emergencial

O levantamento também indicou que as regiões Norte e Nordeste foram as que apresentaram os maiores percentuais de domicílios recebendo auxílio emergencial: 57% e 55,3%, respectivamente.

De acordo com o IBGE, os cinco estados com os maiores percentuais foram Amapá (70,1%), Pará (61,1%), Maranhão (60,2%), Alagoas (58,4%) e Piauí (57,5%).

Testes da Covid-19

A pesquisa detectou, ainda, que, até novembro, 28,6 milhões de pessoas (13,5% da população) tinham realizado teste para saber se estavam infectadas pelo coronavírus. Entre o grupo, 22,7% (ou 6,5 milhões) tiveram resultado positivo em novembro.

O maior percentual dos testados ficou entre as faixas etárias de 30 a 59 anos de idade (18,2%). O levantamento indiciou, também, que quanto maior o nível de escolaridade, maior foi o índice de pessoas que fizeram algum dos testes.

Com informações da CNN e do R7