Foto: Alesp

Por Fórum

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a reforma da Previdência de João Doria (PSDB) em segunda votação na manhã desta terça-feira (3). Foram 59 votos a favor e 32 contra. A tropa de choque tucana ficou no plenário durante a votação após agredir servidores públicos que acompanhavam a sessão.

Manifestantes ficaram feridos e parlamentares foram atingidos por spray de pimenta. Qualquer colocação contrária à proposta do governo foi intimidada pelos PMs. “Por que essa violência contra os servidores públicos? Chega de agressões. Tropa de choque?”, tuitou a deputada Marcia Lia (PT).

Sobre as agressões contra os funcionários públicos, Doria disse que os mesmos praticavam vandalismo. “Não posso deixar de registrar meu repúdio aos atos de vandalismo presenciados durante a votação, dentro e fora da Alesp. Depredação do patrimônio público, intimidação aos parlamentares, agressão a policiais e desrespeito à democracia”, disse.

As mudanças aprovadas nesta terça entrarão em vigor em 90 dias após a publicação do projeto. Os que já cumpriram os requisitos para se aposentar não serão atingidos pela reforma, mas terão que pagar uma alíquota maior. O tempo de contribuição foi cravado em 25 anos, com idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens.

A proposta também aumentou de 11% para 14% a contribuição previdenciária dos servidores estaduais.

Manobra

A sessão foi marcada para a manhã desta terça-feira (3) após uma manobra do presidente da casa, deputado Cauê Macris (PSDB), que agendou a votação da proposta de Doria na noite de ontem, tentando esvaziar protestos dos servidores.