Foto: Agência Brasil

Mesmo com o crescimento econômico no primeiro trimestre, segundo o ranking de crescimento em 2021, realizado pela Austin Rating, o Brasil perdeu sete posições, caindo para a 19ª colocação entre 50 países.

No levantamento feito no quarto trimestre de 2020, entre os países analisados, o Brasil ocupava a 12ª colocação em crescimento.

A Croácia foi o país com o melhor resultado, com alta de 5,8%. Em seguida, aparecem Hong Kong, com 5,4%, e Estônia, com 4,8%. No caso do Brasil, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre foi de 1,2%.

O economista-chefe da Austin Ranting, Alex Agostini, disse que o Brasil teve um bom crescimento, mas na perspectiva global o país “não está tão bem assim”.

Vacinação

Agostini também destaca que a vacinação em massa é fundamental para a retomada do setor de serviços, o principal da economia brasileira.

Com o resultado do primeiro trimestre, o PIB brasileiro retomou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia. Porém, o IBGE ressalta que o resultado recente está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do Brasil, registrada no primeiro trimestre de 2014.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).