Foto: Reprodução

Após sentir fortes dores e passar mal durante a madrugada, Jair Bolsonaro foi internado na manhã desta quarta-feira (14) no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Em nota, o Palácio da Planalto afirmou que o presidente passa por exames em razão da crise de soluços – que, segundo o próprio Bolsonaro, já dura 12 dias – e que ele estaria bem e “animado”. Toda a agenda de compromissos foi cancelada.

A agenda da manhã previa, às 11h, um encontro com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

O presidente vinha reclamando de uma crise constante de soluços e o estado de saúde preocupava assessores, que estavam sendo acordados durante as madrugadas por causa da insônia de Bolsonaro, em razão das investigações sobre corrupção na CPI do Genocídio e das pesquisas eleitorais, que apontam um derretimento da sua popularidade e uma iminente derrota nas eleições de 2022.

De acordo com pessoas próximas do presidente, o quadro clinico de Bolsonaro é de obstrução abdominal.

Perdigoto

As especulações sobre o estado de saúde do presidente voltaram à tona nesta segunda-feira (12).

O chefe do Executivo, em conversa com apoiadores no “cercadinho” do Palácio da Alvorada, demonstrou certa dificuldade para falar, se expressando de maneira confusa e soluçando.

A fala “mole” se deu quando comentava os protestos que ocorrem em Cuba. Assista:

Na mesma conversa, o Bolsonaro, ao falar, ainda lançou perdigotos (gotículas de saliva) nos apoiadores presentes – uma das principais forma de contágio do coronavírus.

Sintomas

A Secretaria-Geral lançou um edital, nesta segunda-feira (12), para compra de, entre outros artigos, fraldas para adultos “com abas antivazamento” para a Presidência da República.

No pedido estão “luvas para procedimentos não cirúrgicos” (2,5 mil unidades), seringas (12,5 mil unidades), bisturis (2,6 mil unidades) e fraldas para adultos “com abas antivazamento”.

Também consta na compra algodão apropriado para não se desfazer “quando molhado” (224 unidades).

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).