Foto: Reprodução

Organizações brasileiras e estrangeiras submeteram às Nações Unidas informe com o objetivo de alertar o órgão sobre a situação dos direitos humanos no Brasil. Além disso, o documento entregue também se refere as táticas utilizadas por Bolsonaro para colocar em dúvida a lisura do sistema eleitoral e a democracia do país. 

No documento entregue à ONU, os grupos afirmam que a “difusão de conteúdos desinformativos tem se direcionado ao ataque às instituições democráticas, buscando comprometer a confiança da população no pleito eleitoral”.

Direitos humanos e democracia 

A cada quatro anos os governos precisam passar por uma sabatina na ONU. Trata-se de um mecanismo criado para examinar a situação de direitos humanos em cada um dos países.

Para dar base ao debate, ONGs são convidadas para apresentar informes. Segundo o jornalista Jamil Chade, um dos documentos foi apresentado nesta semana pela Association for Pregressive Communications, pela entidade Artigo 19 Brasil e América do Sul, pela organização Derechos Digitales e pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

As recentes ameaças de Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro e até mesmo a sugestão de uma contagem de votos à parte daquela que é realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão oficialmente designado para cuidar do processo eleitoral, acendeu o alerta na ONU e na CIA.

Além dos ataques à democracia e ao sistema eleitoral, Bolsonaro também foi acusado de promover ódio contra as pessoas LGBTQIA+, povos originários e pessoas negras.  

“São notáveis os prejuízos da desinformação para os direitos humanos e para a democracia também fora dos períodos eleitorais. A disseminação de desinformação também ocorre por meio de agentes públicos que contribuem ativamente com a criação de um ambiente polarizado e antidemocrático”, diz o documento entregue na ONU.

Com informações do UOL

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).