Paulo Guedes, ministro da Economia - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central derrubou ainda mais a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022, estimando um crescimento pífio da economia para 0,28% no último ano do governo Jair Bolsonaro (PL).

No último mês, a estimativa do PIB do boletim para o ano, que ouve cerca de 100 agentes do sistema financeiro, caiu de 0,5% para 0,36% e os atuais 0,28%.

Por outro lado, o boletim eleva a projeção de juros, estimando que a Selic bata 11,75% até o final do ano – em dezembro, a taxa básica de juros foi elevada para 9,25%.

O boletim manteve a estimativa para a inflação, de 5,03% em 2022. Em 2021, que ainda não teve o percentual fechado, os economistas projetam em 9,99% – levemente abaixo dos 10,01% da última semana.

“Mimimi dos mercados”

Reforçando que um eventual governo Lula a partir de 2023 vai colocar fim à política neoliberal praticada desde o golpe de 2016, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) afirmou que a campanha petista não ouvirá o “mimimi” do mercado.

“A única coisa que não vamos fazer é quebrar contratos, como o Bolsonaro fez com os precatórios. O resto nós vamos fazer. E não tem mimimi do mercado. Um país que não tem dívida externa, que tem este mercado consumidor não pode ter o povo com fome e sem renda”, disse ela em entrevista à coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo desta segunda-feira (10).