Foto: Redes Sociais

O ator Caio Castro foi parar nos TTs na manhã deste domingo (24) após postar fotos de sua pescaria durante a semana em Fernando de Noronha.

Castro aparece em um barco com um dourado recém pescado nas mãos. Na legenda ele escreveu: “hoje tem sushi”.

O ator foi muito criticado, inclusive por colegas. Dado Dolabela, que é vegano e militante da causa animal afirmou em vídeo no Instagram: “É sinistro ver isso: um cara que tem a responsabilidade de influenciar milhões de pessoas, comemorar o aniversário matando todo o arquipélago sagrado que ele está destruindo todas as riquezas naturais que tem ali”.

A uma internauta, que perguntou se o animal seria solto, ele responde que iria “comer ele”. “Mas você vai ser cancelado”, disse outra seguidora do ator. “Mas não vou passar fome”, garantiu Caio.

Pesca ilegal

Em outubro do ano passado, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o secretário de Pesca, Jorge Seif Júnior, além do presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), anunciaram a liberação de pesca da sardinha, e apenas da sardinha, em Fernando de Noronha.

A autorização, no entanto, contraria uma nota técnica de 2016. Depois de um detalhado estudo, os técnicos do ICMBio se manifestaram contra a liberação da pesca de sardinha no parque nacional de Fernando de Noronha.

Os técnicos argumentaram que “não há motivação nos contextos de conservação da biodiversidade, econômico ou histórico de tradicionalidade que justifiquem a abertura da atividade pesqueira dentro dos limites do Parnamar [Parque Nacional Marinho] de Fernando de Noronha”.

Os técnicos também disseram que “abrir exceção para a pesca da sardinha pode implicar em precedente para maior pressão para liberação de outras pescarias”.

Um novo parecer, concluído no mês passado, liberou a assinatura do termo de compromisso com os pescadores, mas ressaltou os alertas da área técnica sobre as implicações da decisão.

Apenas pesca artesanal

De acordo com propaganda em barcos de aluguel da ilha, a pescaria só é permitida e praticada em torno da ilha e fora do limite marinho do PARNAMA (Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha). Só é permitido a pesca de modo artesanal (apenas com varas) e os passeios para pescaria duram meio período ou o dia inteiro.