Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Assessores do próprio presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) revelaram em conversas reservadas que o desfile militar realizado pelo governo na manhã desta terça-feira (10), teve como objetivo intimidar o Judiciário e tentar passar uma demonstração de força neste momento em que o governo está na defensiva.

De acordo com o Blog do Valdo Cruz, a ideia do evento partiu do Comando da Marinha e foi encampada pelo Ministério da Defesa, que levou-a ao presidente da República, que deu aval para a realização do desfile.

A intenção é demonstrar que o presidente conta com o apoio das Forças Armadas num momento em que ataca o Judiciário.

Valdo Cruz revela ainda que a realização do evento pegou de surpresa alguns ministros, que classificaram o desfile de “inconveniente”, ainda mais no dia em que a Câmara dos Deputados vai analisar a Proposta de Emenda Constitucional que cria o voto impresso nas urnas eletrônicas.

Militares da ativa, no entanto, avaliam que se foi uma tentativa de fazer uma demonstração de força, na verdade o desfile mostra a fraqueza do governo neste momento em que sua reprovação está em alta.

Lula: “patético”

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para criticar Bolsonaro e o desfile militar desta terça-feira em Brasília, que classificou como “patético”.

Para Lula, o presidente se comporta como “se as Forças Armadas fosse um objeto particular dele, como se fosse um brinquedo”.

Já o deputado federal Marcelo Freixo fez duras críticas à cúpula militar através de sua conta do Twitter. Para ele, “o desfile militar em Brasília é o retrato da insanidade de um governo de arruaceiros que só pensa em golpe enquanto milhões de famílias sofrem com a fome e o desemprego. Não nos intimidarão. Hoje vamos enterrar o voto impresso e seguir trabalhando para tirar o Brasil do buraco.

Freixo considerou ainda ser “lamentável que o comando das Forças Armadas rebaixe a instituição ao papel de arma na guerra de Bolsonaro contra a democracia e a Constituição. O desfile de hoje é um claro ataque ao Estado de Direito e uma tentativa desesperada de desviar o foco dos reais problemas do país”.