Governadores Paulo Câmara (PE), João Doria (SP) e Renato Casagrande (ES) - Edição de imagens

Por Henrique Rodrigues

Com o isolamento total do Brasil no cenário internacional e abandono das relações diplomáticas por parte do governo extremista de Jair Bolsonaro, coube aos governadores do estados assumirem determinados papéis nas relações com nações estrangeiras.

Na próxima quinta-feira (27), João Doria, Renato Casagrande e Paulo Câmara, respectivamente governadores de São Paulo, Espírito Santos Pernambuco, participarão de forma online do programa SPIPA (Parcerias Estratégicas para a Implementação do Acordo de Paris, na sigla em inglês), ligado à União Europeia e ao governo da Alemanha, em parceria com a Associação Brasileiras das Entidades Estaduais de Meio Ambiente.

No encontrou virtual será discutido crescimento econômico com baixo impacto ambiental, uma agenda em absoluto contraponto às políticas de devastação da natureza do governo Bolsonaro. O programa todo tem nove seminários, que serão promovidos no decorrer do ano. O tema central, que causa arrepios nas hostes ultrarreacionárias do Planalto, é a “recuperação econômica verde”. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

A iniciativa é apoiada pela Agência de Cooperação Internacional da Alemanha, o que apenas reforça a posição de parte da comunidade internacional de que é necessário seguir dialogando com o Brasil, mesmo que isso só seja possível passando por cima das insanidades cometidas pelo grupo atual detém o poder, apelando para lideranças regionais.