Representação do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, causador da Covid-19 (Foto Pixabay)

Nesta quinta-feira (28), o Brasil passou oficialmente a marca de 9 milhões de casos confirmados de Covid-19. O boletim do Ministério da Saúde informa que foram 61.811 os diagnósticos confirmados, elevando para 9.058.687 o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

O número de vidas perdidas continua em níveis altos. Foram 1.386 óbitos confirmados no país nesta quinta-feira, com um total de 221.547 mortes desde o início da pandemia. Os dados do ministério dão conta de que, nesta quinta-feira, o país chegou a 1.030 mortes diárias em média, considerando os dados dos últimos 14 dias.

São, atualmente, 913.346 os pacientes com a doença ativa no país, classificados pelo ministério como em acompanhamento. Entre eles, há pessoas hospitalizadas e outras com sintomas leves, que não demandam internação.

Com esses dados, não fica difícil de entender por que o Brasil de Jair Bolsonaro foi classificado como o pior país no enfrentamento da pandemia, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira (28) pelo Lowy Institute de Sydney.