rua Paissandu, 5 a 11, na Vila Belmiro - Foto: Jaqueline Fernández Alves

Santos é uma cidade cheia de histórias e grande parte delas pode ser conhecida através das construções da cidade. O blog Santos Antiga fornece um registro valioso da memória santista e oferece informações para quem circula pela cidade apressado, sem perceber verdadeiros tesouros pelas ruas.

“O blog é um instrumento de fornecimento de memórias afetivas. Queira você já tenha vivido naquela época ou não. E uma provocação para que as pessoas prestem mais atenção na cidade e na beleza que a arquitetura antiga traz para o cotidiano”, explica Jaqueline Fernández Alves, criadora do Santos Antiga.

“Imagens de uma arquitetura antiga e conservada fazem com que nossa memória revisite o passado com sensações de pertencimento e valor cultural”, destaca.

Arquiteta e urbanista, Jaqueline é professora na área e também trabalha com patrimônio histórico, projeto e pesquisa. Todas as imagens do blog, que também conta com perfil no Instagram (@blog_santos_antiga), são dela.

avenida General San Martin, 12, na Ponta da Praia – Foto: Jaqueline Fernández Alves

“A intenção de fazer o blog foi uma forma de eu conseguir manifestar o que penso sobre o que é antigo vs. o que é histórico. Essa é uma dualidade que permeia a cabeça do cidadão santista. O que é antigo deve ser demolido, o que é histórico não! Uma condição de confusão se cria ai.Há elementos históricos que são considerados assim por terem um valor agregado e intrínseco a alguma passagem da história, um edifício importante, um centro histórico inteiro. Já o antigo é o que costumamos ver em nosso cotidiano, aquela casa singela pela qual passamos todos os dias no caminho para pegar o ônibus, ou aquele edifício que é tão bonito mas que eu me esqueço de olhar pra cima pra ver. A memória é aquela que se materializa na hora que eu percebo esse detalhe e isso me remete a alguma coisa do meu passado”, avalia Jaqueline.

“Essa era uma inquietude para mim que comecei a sanar quando passei a mostrar como a cidade é bonita, como a gente lembra do passado quando olha para as imagens. Diferente de quando a gente olha uma foto de alguma coisa que não existe mais”, conta.

Segundo ela, as imagens seguem um manual. O foco são imóveis que não sejam tombados ou muito conhecidos. Placas e propagandas são evitadas. O blog também foi criado com a intenção de produzir textos relacionados aos edifícios fotografados e conta com o apoio do jornalista Sergio Willians.

av. Washington Luiz, 463, no Boqueirão – Foto: Jaqueline Fernández Alves