Pedro Paulo Rangel - Foto: Reprodução/TV Globo

O ator, diretor, tradutor e letrista Pedro Paulo Rangel, que estreou no teatro em 1968 com a peça Roda Viva, de Chico Buarque, morreu na madrugada desta quarta-feira (21), após ser internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, no início de novembro para tratar uma complicação no quadro de enfisema pulmonar.

Aos 74 anos, o ator publicou a última foto em seu perfil no Instagram no dia 14 de novembro, quando havia voltado para o quarto e provocou uma onda de solidariedade entre artistas.

“Fora do CTI, mas ainda sem previsão de alta”, escreveu o ator, que lutava havia décadas contra a doença pulmonar.

A internação interrompeu a temporada da peça O Ator e o Lobo, seu último trabalho no teatro.

Rangel começou a carreira aos 20 anos e passou por movimentos artísticos históricos no Brasil, como o Grupo Oficina, além de registrar passagens na TV Tupi, onde começou, e atuar por mais de 40 anos na Globo, de 1972 até 2013.

Ator protagonizou primeiro nu masculino na TV brasileira

Na emissora, Rangel protagonizou o primeiro nu masculino da TV brasileira, na novela Gabriela. 

O ator ainda fez parte dos quadros dos humorísticos Viva o Gordo, com Jô Soares, e TV Pirata, que lançou uma nova geração de artistas na TV brasileira.

Rangel foi um dos atores mais premiados da história das artes cênicas no Brasil, vencendo por duas vezes o Prêmio Shell de melhor ator e três vezes o prêmio Molière na mesma categoria.