Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) promove nesta quinta-feira (24), a partir das 18 horas, a live “Terapia Comunitária para grupos de Economia Solidária”. O convidado é Adalberto de Paula Barreto, criador da Terapia Comunitária Integrativa.

O objetivo desta metodologia, segundo o autor, é auxiliar a população na resolução do sofrimento e no resgate da autoestima. Tem como alicerces teóricos cinco eixos: o pensamento sistêmico, a teoria da comunicação, a antropologia cultural, a pedagogia de Paulo Freire e a resiliência.

A Terapia Comunitária busca ser um instrumento de inserção social e, principalmente, facilitador para que cada participante se torne agente da sua própria transformação, na avaliação do criador da terapia.

Barreto também é professor doutor em psiquiatria pela Universidade René Descartes, em Paris; doutor em antropologia pela Universidade Lyon, ambas na França; e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Social (APSBRA).

Mediadoras

Para mediar, Márcia Farah Reis, psicóloga social, gestora na prefeitura de Santos e integrante da Secretaria Executiva do FESBS e da EcoSol Mulher; e Alcielle dos Santos, educadora, presidente da Cooperativa de Professores Cipó Educação e integrante da Secretaria Executiva do FESBS e da EcoSol Mulher.

A live será transmitida no Facebook e no canal do YouTube do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.