Policiais da Rota em ação - Reprodução/Alma Preta

Os movimentos sociais, de direitos humanos, movimento estudantil, de negros, centrais sindicais, autoridades e outros coletivos organizam um ato em repúdio à chacina na Baixada Santista, especialmente no Guarujá. A ação será nesta quarta-feira (2), a partir das 14 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho.

O objetivo é aproveitar a visita à cidade, na quarta, de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), presidida pelo deputado estadual Eduardo Suplicy (PT).

Ministro da Justiça de manifesta sobre o caso

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) anunciou na manhã desta terça-feira (1) que a Operação Escudo realizada em Guarujá já registrou pelo menos 13 mortes. Trinta e dois suspeitos foram presos e 20,3 quilos de drogas e 11 armas apreendidas.

O governo Lula se pronunciou nesta segunda sobre a ação da Polícia Militar (PM) de São Paulo, estado governado pelo bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas, através de uma nota do Ministério dos Direitos Humanos, comandado por Silvio Almeida. “As denúncias são graves e merecem ser apuradas com rigor”, diz a pasta.

Segundo a Ouvidoria das Polícias, foram 13 óbitos registrados nos bairros Vila Zilda e Vila Edna, mas o número é questionado pelo governo do estado.

“As denúncias são graves e merecem ser apuradas com rigor. A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos já foram acionadas a acompanhar as investigações e fiscalizar as providências adotadas pelas autoridades em relação a esse episódio, além de dialogar com outras autoridades para compreender o que aconteceu”, diz um trecho do comunicado.