Foto: Reprodução

O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado em 15 de dezembro por ser a data de nascimento do ambientalista Chico Mendes. Para marcar a data, o Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) organizou uma extensa programação.

A “Semana da Economia Solidária” será dividida em três lives e uma feira de produtos de empreendimentos econômico solidários e de gestão familiar, que iniciam a transição para economia solidária (EcoSol).

“As lives serão realizadas segunda-feira (14), terça (15) e quarta (16), sempre às 18h30, com o objetivo de fortalecer o aprendizado dos interessados em conhecer a economia solidária e a sua relação com outras áreas”, afirma Marcia Reis, gestora de EcoSol na prefeitura de Santos.

As transmissões das palestras, seguidas de debates, serão pelo canal do Youtube e o grupo de Facebook do FESBS. 

Na segunda (14), o tema será “Agenda 2030: A importância da Cultura e da Economia Solidária para o Cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A apresentação será feita pelo professor Manuel Gama, da Universidade do Minho, Portugal. Renata de Brito e Mylene Lyra, gestoras da prefeitura de Bertioga, serão as mediadoras. Renata afirma que é de grande importância compreender que o seu alcance passa pelo fortalecimento da EcoSol.

Na terça (15), o tema em debate será “Paul Singer e a Autogestão”. A apresentação será feita pela professora da Universidade Católica de Pelotas, Aline Mendonça, e pelo educador popular, Claudio Nascimento, autores do livro “Paul Singer, Democracia e Autogestão”.

A professora Aline fará uma exposição sobre a trajetória acadêmica e militante do professor Paul Singer, considerado o patrono da economia solidária no Brasil, como consolidou na sua praxis a economia solidária como organização socioeconômica emancipadora dos trabalhadores.

Cláudio Nascimento é um educador popular, que tem participação na formação de muitos militantes brasileiros do movimento de EcoSol. Fará uma abordagem sobre a pedagogia da autogestão, princípio estruturante da EcoSol e a exemplificará considerando comunidades tradicionais, agricultores familiares e trabalhadores urbanos. 

A mediação será feita por Andresa Nunes, integrante da União das Mulheres Produtoras da Economia Solidária de Peruíbe, e Cintia Neli Inácio, que integra a produtora audiovisual autogestionária Sirifilma, de Cubatão.

Agroecologia

Já na quarta (16), o tema será “Agroecologia e a Rede Livres de Consumidores Conscientes”. Rodrigo Machado Moreira, pesquisador da Unesp de Botucatu e integrante do Instituto Giramundo e da Articulação Paulista de Agroecologia, explicará o que é agroecologia, os seus princípios, as práticas e desenhos de base agroecológica e a sua diferença para os sistemas convencionais de produção agropecuária, assim como do sistema considerado orgânico. 

Em seguida, Guilherme Prado, integrante da coordenação do Livres Consumidores Conscientes de Santos, explicará como se organiza esta rede integrada por 170 famílias de consumidores, cooperativa de confecção de sacolas, organização autogestionária de entregadores e associações e cooperativas de agricultores familiares. 

Alcielle dos Santos, integrante do FESBS e cooperada da Cipó Educação, considera que a Rede Livres de Consumidores Conscientes de Santos pode ser considerada uma referência de transição agroecológica e solidária no Brasil e já envolve direta ou indiretamente aproximadamente mil pessoas. 

A mediação será feita por Débora Camilo, vereadora eleita em Santos e integrante do Livres, e por Hemerson Calgaro, extensionista da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável.  

Feira online

Outra atividade “Semana de Economia Solidária” é a realização, também na quarta (16), entre 9 e 17 horas, de uma feira online de empreendimentos econômico solidários e de gestão familiar em transição para a EcoSol.

A coordenação é de Andresa Nunes e Adriana Capozzi, ambas integrantes do FESBS. A feira acontecerá no grupo do Facebook do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.