Foto: Newton Rodrigues

Na próxima quinta-feira (15), será comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária. A data foi escolhida por ser a do nascimento do ambientalista Chico Mendes.

Para marcar o evento, o Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) organizou uma série de atividades presenciais nos municípios. O objetivo é proporcionar formação, divulgação de atividades, fortalecer vínculos entre militantes do movimento de economia solidária e dar visibilidade aos empreendimentos. Todas as pessoas poderão participar.

Segundo os organizadores, a economia solidária propõe uma forma autogestionária de organização da economia, com os trabalhadores na gestão dos seus empreendimentos de forma associada, por meio de cooperativas, associações e grupos informais que tenham atividades permanentes. Trata-se, portanto, de um projeto de sociedade para combater a fome, o desemprego, as desigualdades, a exploração do trabalho pelo capital.

Reprodução

Acompanhe a programação:

Sábado (10) – 10h às 20h – 6ª Feira da Economia Solidária e Agroecologia do Livres – Haverá música, dança, transmissão dos jogos da Copa do Mundo, churrasco, comida vegana, empreendimentos familiares e de coletivos comercializando os seus produtos e confraternização. Local: Sindicato dos Químicos – Avenida Pinheiro Machado, 77 – Vila Mathias – Santos.

Sábado (10) – 14h às 20h –  Feira Artes e Aromas da Mata Atlântica, Sabores Caiçaras. Haverá muitas opções para presentes de Natal, como artesanatos, pinturas, crochês e bordados. Terá compartilhamento de receitas com o projeto Boca do Fogão, oficina para que as pessoas aprendam a fazer miniterrários e música. Local: Viveiros de Plantas e Ideias “Seo” Léo. Rua Manoel Gajo, 1.080, Bertioga.

Dia 13/12 – 18h – Roda de Conversa sobre economia solidária. Estarão presentes integrantes da prefeitura e dos empreendimentos de economia solidária de Bertioga, da Cooperativa de Professores Cipó Educação, da Rede Livres de Produção e Consumo Consciente. Local: Viveiros de Plantas e Ideias “Seo” Léo. Rua Manoel Gajo, 1080. Bertioga.

Dia 14/12 – 8h às 13h –  Feira do Produtor Rural e de Economia Solidária. Haverá exposição de produtos da agricultura familiar, artesanatos, comidas feitas pelas pessoas do município. Local: Praça da Igreja Matriz. Avenida Padre Anchieta, 1025 –  Peruíbe. 

Dia 14/12 – 14h às 16h – Oficina Horta Terapêutica – Trata-se de aula sobretudo prática, mas também teórica, referente à compostagem e produção de hortaliças e plantas medicinais. Esse trabalho é integrado com o projeto Óleo Noel. As pessoas podem levar óleos usados que serão destinados à reciclagem.  Local: Horta Comunitária Bons Frutos – Rua Coronel Feliciano Narciso Bicudo, 434, Jardim São Manoel – Santos.

Dia 14/12 – 18h –  Roda de Conversa sobre economia solidária com membros do FESBS e entrega dos certificados do curso de panificação realizado pelas mulheres indígenas da aldeia Itaóca Tupi, com a presença da instrutora que atuou de forma voluntária, Imaculada Favini, integrante da União das Mulheres Produtoras da Economia Solidária de Peruíbe. Local: Avenida Governador Mário Covas Jr., 5490 – Oceanópolis – Mongaguá.

Dia 15/12 – 10h – Live de lançamento do e-book intitulado “Circuitos Alimentares de Proximidades”. Trata-se de uma publicação que apresenta referenciais teóricos para compreender a construção desses circuitos e as características de cada um: feiras de economia solidária, grupos de consumo responsável, comunidade que sustenta a agricultura, feiras de troca de sementes e mudas, barraca drive-thru de comercialização de hortifrútis, comercialização vinculada a compras públicas, equipamentos de comercialização como: supermercados cooperativos, armazéns e boutiques. Os autores são integrantes do FESBS, da CSA Brasil, Unesp e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Este órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo organizou a publicação. Transmissão pelo canal do YouTube do FESBS.

Dia 15/12 – 17h30 – Palestra Segurança Alimentar e Economia Solidária, com Flávia Negri – Pesquisadora da Unesp, além de entrega dos certificados de participação no II Seminário de Economia Solidária. Local: Salão da Igreja Matriz. Avenida Padre Anchieta, 1025 – Peruíbe.

Dia 16/12 – 18h – Live Orçamento Participativo e Economia Solidária – O tema será abordado pelos professores Renato Dagnino, da Unicamp, e Rudá Guedes Ricci, do Instituto Cultiva. A mediação será realizada por Vitória Oliveira, da Associação Cultural José Martí, e Gustavo Cherubina, integrante da secretaria executiva do FESBS. Transmissão pelo canal do YouTube do FESBS.

Dia 17/12 – 10h – Encontro das Comunidades que Sustentam a Agricultura Acerola e Ecosofia. Juntas, essas comunidades integram em Santos mais de 100 consumidores e agricultores familiares. Estará presente Wagner Santos, da CSA Brasil, que fará uma análise da evolução das CSA no Brasil. Local: Chácara Nagahama – Rua Maria Mercedes Féa, travessa 4, nº 17 – A – Saboó – Santos.