Foto: Reprodução

A Casa do Artesão de Itanhaém completa dois anos. Para marcar a data será realizada uma live nesta segunda-feira (20), às 17 horas, que abordará a sua organização e funcionamento. O evento encerra as atividades da Semana da Economia Solidária na região.

A Casa foi criada pela prefeitura, em parceria com os artesãos. A Secretaria do Trabalho, dirigida por Eliseu Braga, arca com os custos de manutenção do local e disponibiliza a gestora pública Simone Faya para apoiar o grupo.

Há parceria estabelecida, também, com a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), órgão do governo estadual.

Atualmente, há 81 artesãos que expõem seus trabalhos e apostam na diversidade das obras colocadas à venda.

Além disso, neste período, a Casa do Artesão organizou o Salão de Natal, que funcionará das 9 às 16 horas, no próprio local, à Avenida Presidente Kennedy, 222, Praia dos Sonhos.

Outra atividade são cursos de corte e costura. Os equipamentos necessários são disponibilizados no local. Em cada atividade de formação, as costureiras são orientadas a trabalharem de forma associada.

A forma pela qual é administrada a Casa do Artesão tem relação direta com a economia solidária. Os artesãos se revezam no atendimento aos visitantes e indicaram uma artesã para trabalhar no caixa, que se divide entre a produção do artesanato e recebimento e distribuição dos recursos.

Empreendimento adota a prática coletiva de trabalho

A artesania é, tradicionalmente, uma atividade realizada individualmente. No entanto, a parceria entre prefeitura e artesãos proporciona a associação dos trabalhadores para resolver seus problemas de forma coletiva.

Os segmentos que constroem a economia solidária no município de Itanhaém iniciaram um processo de apoio mútuo. Atualmente, há artesãos que expõem seus trabalhos na Feira do Produtor, aos sábados, que ocorre no estacionamento da sede da prefeitura, e há trocas sobre aspectos da organização coletiva.

A live terá a participação de integrantes do projeto desde sua elaboração: Cristie Gambetta, artesã, Eneila Rogvski, artesã, e Simone Faya, gestora de políticas públicas da prefeitura de Itanhaém. A mediação será de Newton Rodrigues, integrante da secretaria executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS).

A transmissão será pelo canal do YouTube e grupo do Facebook do FESBS.