Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) realizará, nesta quinta-feira (27), a partir das 18h30, a live “Turismo de Base Comunitária no Pós-Vacina”. A transmissão será feira pelo canal do Youtube e no grupo do Facebook do FESBS.

De acordo com a organização do evento virtual, o Turismo de Base Comunitária (TBC) é compreendido como um modelo de organização do turismo, orientado pelos princípios e valores da economia solidária. A apropriação dos benefícios proporcionados pelo turismo é feita pelas comunidades.

O TBC busca seguir princípios básicos para sua efetivação, como valorização da cultura local, protagonismo social durante todo o processo de planejamento e execução, valorização do pertencimento e da coletividade, visando a melhoria da qualidade de vida e a inclusão socioeconômica, entre outros objetivos.

Na Baixada Santista há 18 comunidades que recebem visitantes como prática do TBC. Na Grande São Paulo, a aldeia Tenondé-Porã é considerada referência.

Ainda segundo a organização, o afastamento social impactou negativamente essa. No entanto, apesar do lento processo de vacinação da população, há a possibilidade de que em um futuro não muito distante o TBC seja retomado.

Propostas

Questões importantes poderão ser respondidas na live, como: “a importância do TBC para comunidades tradicionais, referências teóricas e operacionais para que alcance os objetivos e não seja espetacularizado com apropriação pelo capital, como se organizava a visitação antes da pandemia, situação atual nas aldeias indígenas e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, como se dá a reorganização para a retomada das atividades e papel do poder público para o fortalecimento do TBC”, distacam os organizadores.