Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) promove, nesta quinta-feira (5), a partir das 18h30, a live “Autogestão e Cooperação”, que será transmitida pelo seu canal do YouTube e pelo grupo do Facebook.

Segundo os organizadores, autogestão é um princípio da economia solidária (EcoSol). No entanto, trata-se de um termo muito repetido, mas algumas vezes mal compreendido e ignorado em alguns grupos que se autodenominam de EcoSol.

O evento online promete responder perguntas, como: O que é autogestão? Qual a origem da sua prática, do termo e a evolução que teve ao longo do tempo? É possível a prática da gestão democrática em cooperativas, associações e grupos informais de produção, prestação de serviços, consumo e finanças solidárias mesmo bombardeados diariamente pelos meios de comunicação do sistema capitalista, com ideias como “o importante é competir”, “vencer” disputas no mercado e ser “protagonista” individualmente? A autogestão é possível somente se aprendermos a praticá-la nas escolas desde a primeira infância? É inevitável a degeneração das cooperativas ou a realidade nos mostra que é possível construir uma outra economia sem patrões e que seja capaz de promover a inclusão socioeconômica com base em uma outra forma de nos relacionarmos, de vivermos? Como se deve cooperar para a construção da economia solidária? Cooperar para quê? Para quem?

Quem responderá essas questões é a convidada da live, Susana Iglesias Webering, que atua como professora do Departamento de Administração e Turismo (DAT) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Além disso, ela é professora do  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE), ambos na UFRRJ.

Susana fez doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e em Economia Social pela Instituto Universitario de Investigación en Economía Social, Cooperativismo y Emprendimiento (IUDESCOOP), da Universidad de Valencia (Espanha). Coordena o Grupo de Estudos Transdisciplinares em Organizações – GESTO.    

Comunidades eclesiais

Susana cresceu em meio à ação das comunidades eclesiais de base na Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. No fim da década 1990, aquelas práticas dariam origem à discussão da economia solidária no Brasil.

A partir daí ela sentiu necessidade de compreender e explicar a autogestão, o que a levou ao doutoramento na COPPE/UFRJ e Universidade de Valência, onde teve como orientadores os professores. Michel Thiollent e José Luis Monzón.

Durante a live, a professora apresentará o livro “Autogestão e Cooperação”, resultado das suas pesquisas e da sua tese de doutorado.