Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) promove nesta quinta-feira (17), a partir das 18 horas, a live “Renda Básica, Bancos Comunitários e Desenvolvimento Local”.

Participarão do encontro Eduardo Suplicy, economista, ex-deputado estadual, senador, atual vereador em São Paulo e profundo defensor da renda básica, além de Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC-SP.

O FESBS elaborou um documento com 54 propostas para os candidatos às câmaras municipais e prefeituras da Baixada Santista. A de número 39 é a “adoção de projeto municipal de renda básica associado a banco comunitário e respectiva moeda social. O objetivo central é estimular a produção local com prioridade para a defesa do meio ambiente, o combate à desigualdade social, com a geração de postos de trabalho e renda”.

Ladislau afirma que o capitalismo se desloca em um processo de financeirização da economia que aumenta a exploração e tira poderes dos governos. Suplicy trabalhou toda a sua vida pública por um projeto nacional de renda básica, que com o afastamento social se mostrou ainda mais necessário.

A mediação estará a cargo de Márcia Farah Reis, psicóloga, gestora de EcoSol na Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos e integrante do FESBS, e Newton Rodrigues, extensionista e integrante da Secretaria Executiva do FESBS.

A live será transmitida no Facebook e no canal do YouTube do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.