Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) promove nesta sexta-feira (11), a partir das 18 horas, a live “Desconstrução do Patriarcado: Feminismos, Empoderamento e EcoSol”. O objetivo é debater esses temas com a cientista política e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Marlise Matos.

“Ela explicará o que é o patriarcado e apontará caminhos para desconstrui-lo no cotidiano, para se ter uma sociedade mais justa, sem que mulheres sejam subjugadas. Esse processo, certamente, passa pelo empoderanento das mulheres, com a construção de uma outra economia, social e solidária”, explica Márcia Reis, integrante do FESBS.

“A professora Marlise é muito clara nas questões estruturais de nossa sociedade patriarcal, capitalista e racista. Ela é referência no Brasil e na América Latina sobre desigualdades de gênero, que afetam a vida das mulheres e sua família, como as violências, opressões e exclusões sociais. As estruturas exigem que as mulheres criem resistências, daí os diversos feminismos”, acrescenta Márcia.

Mediação

Para mediar, estarão em ação Cláudia Camilo, pesquisadora da Unifesp, integrante do FESBS, EcoSol Mulher e EcoClaFran; e Ingrid Machado, pesquisadora do Instituto de Pesca, integrante do FESBS, EcoSol Mulher e EcoClaFran.

A live será transmitida no Facebook e no canal do YouTube do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.