Foto: Fernando Tie Pelmann

O Fórum da Cidadania de Santos comemora o aniversário de 20 anos, com o lançamento da Antologia Literária Celio Nori, que apresentará 50 poesias de escritores da região. O encontro será marcado pela entrega e reabertura do prédio da Estação da Cidadania.

O encontro comemorativo será neste sábado (21), das 17 às 20 horas, à Avenida Ana Costa, 340, na Estação da Cidadania de Santos.

O local, sede do Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania, é um espaço de discussão, reflexão e desenvolvimento de projetos de formação para a cidadania na região.

A Antologia Literária Celio Nori conta com poemas selecionados por concurso realizado em 2021. A celebração também apresentará intervenção de dança de Fabi Mesquita, vídeo-homenagem; varal de poesia e apresentação musical de Elenira Ribeiro e Luiz Cláudio de Santos, artistas da região.

Haverá, ainda, homenagens às associadas e associados da entidade, que faleceram em 2021 e 2022, entre eles, o coordenador-geral e sociólogo, Célio Nori, idealizador e fundador do Fórum da Cidadania de Santos, vítima da Covid-19.

Evento homenageia “pessoas queridas que fizeram parte da construção e da história do Fórum”

“No encontro, serão lembradas pessoas queridas que fizeram parte da construção e da história do Fórum e nos deixaram exemplos de cidadania e compromisso com a comunidade. São elas: Sérgio Sérvulo, jurista, ex-vice-prefeito de Santos (1989-1992) e ex-coordenador geral; Nadir de Souza Brito, assistente social; Uriel Villas Boas, sindicalista, da coordenação da Concidadania; Lucy Freitas, metalúrgica aposentada; Valdomiro Trento, técnico industrial; e José Pascoal Vaz, professor economista, entusiasta da economia solidária, associados da entidade. Todas essas pessoas demonstraram que é possível transformar a vida de cidadãs e cidadãos com educação, respeito e dignidade. Por isso, estarão presentes, hoje e sempre”, relatam os organizadores do evento.

Tanto a publicação da Antologia quanto a reforma da Estação foram financiadas com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC). Durante o evento, deverão ser mantidos os devidos cuidados contra a Covid-19, como uso de máscara e evitando aglomerações.