João Lira: mais uma vítima da Covid-19 - Foto: Reprodução/Facebook

João Lira, líder indígena da aldeia Itapuã, em Iguape, morreu, nesta quinta-feira (17), em consequência da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Regional do Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu, desde o início de setembro, e não resistiu à doença.

Primeiro representante indígena do Vale do Ribeira candidato a deputado federal (em 2018, pelo PSOL), Lira, de 42 anos, participaria das eleições deste ano, pleiteando uma vaga de vereador.

Um dos precursores da educação escolar indígena no estado de São Paulo, Lira era vice-diretor da Escola Indígena da Aldeia Itapuã e participou do Coletivo de Educação do Campo e do Fórum de Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira.

Mensagens

O presidente do Diretório Municipal do PSOL de Iguape, André Luiz Ferreira da Silva, lamentou a morte de Lira.

“Com muito pesar, informamos o falecimento de João Lira, indígena da etnia Guarani Mbya, companheiro do PSOL na região do Vale do Ribeira, professor da rede pública. João Lira dedicou toda sua trajetória à luta incansável em defesa das populações indígenas, da educação e do meio ambiente. Foi mais uma vítima da Covid-19, que tem se espalhado com força entre os povos indígenas do país. Apelamos às autoridades públicas pela garantia do acesso à saúde pública e pela testagem em massa nas aldeias e nas comunidades tradicionais quilombolas. João Lira, presente!”.

O agrônomo e extensionista Osmar Mosca Diz também prestou sua homenagem: “Muito triste a notícia do falecimento do Amigo João Lira, Grande Educador do seu Povo. Nosso Educador também e Mestre. Pessoa de sorriso largo, grande simpatia, extremamente educado. Falava mansamente e em tom baixinho, (como é mesmo comum entre os Guarani)… tratava a todos com muito respeito e extrema cordialidade… sua vida foi um serviço à causa dos Povos Originários! Viva, João Lira! Firme e forte em nossas lembranças e em nossos corações!”.

Abelardo Pinto, também agrônomo e extensionista, postou sua mensagem: “Um ser humano excepcional, educador com grande dedicação. Lembro bem deste dia da foto em que estamos juntos com ele e o cacique Sr. Marcílio, lá na Aldeia Itapuã, em Iguape. Vistoriamos a nascente que abastece a comunidade e fomos com o João Lira ver a plantação de batata doce e a Casa de Reza. Momentos memoráveis”.

Foto: Arquivo pessoal