Foto: Divulgação

O Comitê de Fiscalização e Acompanhamento das atividades da Lei Aldir Blanc de Peruíbe, integrado por membros do poder público e da sociedade civil, está tendo um papel fundamental no fomento e estímulo e atividades ligadas à economia solidária.

Integrantes da Rede Solidária da cidade, organização similar aos Fóruns Municipais de Economia Solidária, solicitaram vaga no comitê a fim de articular ações em benefício desse segmento.

Dessa forma, duas vagas foram ocupadas, sendo uma por Juanita Trigo Nasser, gestora de políticas públicas da prefeitura de Peruíbe, e outra por Susete Coutinho, integrante do Coletivo Morro das Panelas.

A atuação desses membros, em articulação com o movimento social, possibilitou o acesso ao edital de fomento de atividades culturais que contemplou membros de coletivos de economia solidária do município.

São eles: Mulheres da Pesca, Agricultores Familiares, União de Mulheres Produtoras de Economia Solidária (UMPED), Coletivo Vênus (CoVen), Cantinho do Artesanato, União da Produção Solidária (UPS), Artesãos da Praça Flórida, turismo de base comunitária de doze comunidades indígenas, da Barra do Una e do Guaraú, Comunidade Recreativa Sócio Cultural de Umbanda e Candomblé Sergipe/Peruíbe e Afefe Odara Omi Axe Dida.

“Com a participação e mobilização dos coletivos de economia solidária do município foi possível captar R$ 45 mil para a realização de atividades que acontecerão em formato online, em função da necessidade de afastamento social, devido à pandemia do coronavírus”, explica Juanita.

Grande parte das manifestações culturais dos grupos contemplados irá compor a programação em comemoração ao Dia do Artesão no Mês das Mulheres.

Várias atividades serão transmitidas pelas redes sociais da prefeitura de Peruíbe, nesta sexta-feira (19), a partir das 10 horas. Os interessados poderão, por exemplo, participar de oficinas de artesanato, além de conhecer a vivência no campo, na comunidade da Barra do Una e prestigiar as apresentações musicais dos artistas locais.

“É importante ressaltar que Peruíbe se destaca no que se refere às políticas públicas de economia solidária, bem como na articulação dos coletivos durante a pandemia. Inclusive foi organizada a Rede Solidária, que se constitui em espaço de cooperação e realiza feiras online com grupos da cidade e dos demais municípios da Baixada Santista”, destaca Juanita.

“Importante destacar que a Lei Aldir Blanc atingiu seu objetivo em Peruíbe, contemplando grupos de artes plásticas, música, dança, teatro, mas também grupos de cultura africana, comunidades indígenas, agricultores familiares, pesca artesanal, artesania e gastronomia cultural. Cultura popular e economia solidária caminham juntas”, acrescenta a gestora.

Lei Aldir Blanc

A Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, em consequência da pandemia.

O objetivo é apoiar financeiramente espaços de cultura, incluindo os centros de cultura alimentar de base comunitária agroecológica, comunidades indígenas e quilombolas, feiras de arte e artesanato.