Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) promoverá na quarta-feira (24), a partir das 18h30, a live cujo tema é “A Atualidade do Pensamento de Rosa Luxemburgo”. O evento marca as celebrações da data de nascimento da revolucionária polonesa.

A exposição será feita pela professora e pesquisadora Isabel Loureiro, que dedicou parte expressiva da sua trajetória acadêmica e militância aos estudos da vida e obra de Rosa Luxemburgo.

Isabel se tornou a principal referência na América Latina sobre o tema, com publicação de livros de sua autoria e outros organizados com textos da própria Rosa. A mediação será feita por Marcia Farah Reis e Newton Rodrigues, ambos integrantes da secretaria executiva do FESBS.

Rosa Luxemburgo nasceu em 5 de março de 1871 em Zamość, cidade da Polônia, na época ocupada pela Rússia e, por isso, junto com a família, enfrentou discriminações por ser polonesa e de origem judaica.

Aos 16 anos aproximou-se de um grupo socialista clandestino e aos 17 anos teve que se refugiar na Suíça, onde fez a sua graduação e doutorado. Aos 27 anos chegou a Berlim com cidadania alemã e passou a integrar o Partido Social Democrata Alemão.

Posteriormente, saiu deste partido e fundou a Liga Spartacus, um dos grupos que deram origem ao Partido Comunista Alemão. A sua militância articulava produção teórica e ação. Foi assassinada aos 48 anos por soldados de uma milícia protofascista, criada pelo governo social-democrata alemão, que sucedeu a monarquia em 1919.

Justiça social e liberdade

Rosa Luxemburgo defendeu a construção de uma sociedade que combinasse justiça social e liberdade, com base na ação dos trabalhadores, de baixo para cima, assim como lutou para que as mulheres tivessem direitos.

O seu pensamento inspirou Paul Singer na sua formação, militância e produção intelectual. Fundamentado principalmente em Rosa Luxemburgo, Singer elaborou a base teórica da economia solidária ou socialismo autogestionário, que para ele são sinônimos.

A live será transmitida pelo canal do Youtube e grupo de Facebook do FESBS.