Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) realizará, nesta quinta-feira (3), a partir das 18h30, a live “Segurança Alimentar de Povos e Comunidades Tradicionais”. A transmissão será feira pelo canal do Youtube e no grupo do Facebook do FESBS.

De acordo com a organização do evento virtual, a apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga, em seu programa do dia 27 de abril, praticou um desserviço, ao agir de forma preconceituosa em relação ao Ugali, prático típico do Quênia.

“Essa postura, certamente, integra o racismo estrutural existente no Brasil e dificulta, ainda mais, a vida de indígenas, quilombolas, povos dos terreiros e refugiados que comercializam pratos típicos para sobreviver”, diz a organização, em nota de repúdio divulgada à época.

Segurança alimentar de povos tradicionais está relacionada com a sua soberania alimentar, que, de acordo com a resolução do Fórum Mundial pela Soberania Alimentar, “é um direito dos povos a alimentos nutritivos e culturalmente adequados, acessíveis, produzidos de forma sustentável e ecológica, e seu direito de decidir seu próprio sistema alimentício e produtivo. Isto coloca aqueles que produzem, distribuem e consomem alimentos no coração dos sistemas e políticas alimentares, por cima das exigências dos mercados e das empresas”.

O objetivo da live é apresentar os conceitos de segurança e soberania alimentar, informar sobre a relação da alimentação com a ancestralidade dos povos tradicionais e os territórios, ressaltar a importância do fortalecimento da alimentação tradicional, destacar o papel das políticas públicas, exemplificar a utilização dos alimentos como prática cultural, apontar formas de valorização dos alimentos tradicionais para se ter uma nutrição adequada e construção de uma economia que não seja fundamentada nas necessidades do mercado.

Participantes

Participarão os seguintes debatedores:

Newton Gomes – Ex-secretário de Abastecimento Alimentar da Prefeitura Municipal de Santos (1989 a 1995). Atualmente, é professor associado da Universidade de Brasília. Integra os Programas de Pós-Graduação em Política Social e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Sergio Popygua – Liderança indígena da Aldeia Aguapeú, em Mongaguá. Estudante de Filosofia da Universidade Católica de Santos.

Paulo Franco – Integrante do grupo de pesquisa da USP sobre Resgate de Alimentos e, também, da Unifesp sobre Economia Solidária dos Terreiros. Realiza trabalhos de pesquisa sobre a ancestralidade do alimento como fator cultural e de resistência de um povo.

A mediação será realizada por Andresa Nunes, presidenta do Conselho Municipal de Economia Solidária de Peruíbe, e Newton Rodrigues, integrante da secretaria executiva do FESBS.