Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) realiza nesta quinta-feira (19), a partir das 18h30, live intitulada “Educação e Construção da Solidariedade Humana”. O evento será transmitido pelo canal no Youtube e pela página no Facebook do FESBS.

O tema surgiu durante uma reunião do Fórum, com o seguinte questionamento: como a educação pode contribuir para construir a solidariedade entre os seres humanos, inclusive envolvendo a família, em um sistema em que as pessoas são bombardeadas, diariamente, para seguirmos um comportamento individualista, de competição?

“Caso as crianças e os jovens vejam os adultos, sobretudo os seus pais e outros familiares, com o comportamento de competição, individualista e egoísta, provavelmente seguirão este modelo. Pode a educação implantar uma metodologia para se construir o Homo solidarius e não o Homo economicus? Seria substituir o comportamento do calculista que objetiva sempre as vantagens pessoais pelo da colaboração e reciprocidade”, destaca Newton Rodrigues, integrantes do FESBS.

“No Brasil, estamos no meio de um sistema que faz do próprio indivíduo o propagador de seus princípios e valores, fundamentados na ideologia de mercado. Esse fator é limitante para a construção da economia solidária, que tem entre os seus princípios a reciprocidade, a democracia, a emancipação do ser humano e a relação de respeito com a natureza. Fica a questão: como formar cidadãs e cidadãos por uma educação que mostre e pratique a existência de uma forma de viver fundamentada na solidariedade na sua dimensão de reciprocidade?”, questiona Newton.

Ele avalia que muitas pessoas afirmam que a educação é a solução para a transformação de uma realidade marcada pelas desigualdades sociais. “Porém, qual tipo de educação é sugerida? Como pode contribuir para a organização da economia solidária, entendendo que o resultado econômico dos denominados empreendimentos econômico solidários estão diretamente ligados à forma como as pessoas se relacionam?”.

Para participar da live foi convidada a professora Helena Singer, educadora e filha do economista e professor Paulo Singer, que se dedica à elaboração de um projeto de educação integral para o Brasil. “Esse modelo pode ser uma referência para que o FESBS lute por sua implantação nos municípios da Baixada Santista”, ressalta Newton.

Também estará nesta live a professora da UniSantos, Maria Leite, diretora da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, mestre em educação sobre a formação de professores em Cuba. Além disso, realiza doutorado com um tema que aborda a educação como pedra angular da nacionalidade cubana.

Propostas

“Essa contribuição servirá para que o FESBS consolide uma das 54 propostas apresentadas às candidatas e candidatos às Câmaras Municipais e Prefeituras da Baixada Santista, que é “promover a inclusão da economia solidária como tema a ser abordado no ensino fundamental e médio das redes públicas municipal e estadual e incentivar a criação de cursos de extensão universitária voltados para a formação em economia solidária”, conta Newton.

As professoras Helena Singer e Maria Leite farão a exposição de suas visões sobre o tema, em 20 minutos cada uma. Em seguida, ambas responderão a perguntas dos participantes. A mediação será de Alcielle dos Santos e Susete Coutinho, ambas integrantes da secretaria executiva do FESBS.

O debate virtual pode ser acompanhado no Facebook ou no canal do YouTube do FESBS.