Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O 1º Festival da Diversidade de São Vicente, o Calungabitch, programou inúmeras atividades relacionadas à cultura LGBT. Serão seis dias de evento (de 19 a 24 de abril), nos formatos presencial e remoto, devido à pandemia, reunindo artistes da Baixada Santista e capital paulista.

O festival, produção da Widia Cultural, foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Entre as atividades previstas estão Mostra de Performance de Drag Queen; Exposição Fotográfica “A Inclusão na Diversidade”; Mostra de Cinema LGBT; Mostra de Teatro, cinco formativas sobre diversos temas pertinentes ao segmento LGBT; e Curso de Drag Queen.

Com a iniciativa, o Calungabitch pretende fortalecer o movimento LGBT em São Vicente e na região, incentivar a criação de uma Comissão pela Diversidade no município, valorizar xs artistes locais, criar um intercâmbio com artistes da capital e contribuir para o crescimento do turismo lgbtqia+, impulsionando a economia local.

Na primeira fase, o Calungabitch abre inscrições para dois concursos: Performance de Drag Queen e Concurso de Fotografia “A Inclusão na Diversidade”.

A curadoria do Concurso de Performance de Drag Queen será feita pela organização do festival, coordenada por Rafael Wlisses, performer de Rafaelly Poul.

Serão selecionadas dez performances para compor a Mostra de Performance de Drag Queen. As dez escolhidas ficarão expostas no site da Widia Cultural durante o festival e serão submetidas a votação popular para escolha das três melhores pelo público.

Estas serão apresentadas presencialmente ao final do festival, com local ainda a definir. O festival pagará cachê para xs dez performers selecionades para a mostra e também premiará as três performances vencedoras no voto popular.

A curadoria do Concurso de Fotografia “A Inclusão na Diversidade” será feita pela organização do festival, coordenada pelo fotógrafo Rodrigo Montaldi. Serão selecionadas 30 fotografias que irão compor a “Exposição Fotográfica A Inclusão na Diversidade”, com local ainda a definir.

As 30 imagens também ficarão expostas no site da Widia Cultural para avaliação do público por meio do voto popular. Serão três fotografias escolhidas pelo público que receberão prêmio.

Os resultados dos dois concursos serão divulgados na primeira semana de abril, no site da Widia Cultural.

Xs interessades podem acessar os regulamentos e os formulários de inscrição dos dois concursos no site da Widia Cultural.

Serviço

Inscrições abertas de 10 de fevereiro a 10 de março de 2022.

Quem pode participar: artistes profissionais e amadores da Baixada Santista e capital paulista.

Regulamentos e formulários de inscrições no site.

Período de realização do festival: de 19 a 24 de abril.

Local: São Vicente/SP.