Foto: @lusaneyes

A crença de que por meio do amor e da solidariedade é possível transformar o mundo das pessoas é o que motivou a jovem Larissa Aguiar. Aos 22 anos, a estudante e dona de uma marca de lingerie criou o projeto “O Amor Existe 013”, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social em Santos e São Vicente.

“A gente não vai conseguir mudar o mundo inteiro, mas pode mudar a vida de uma pessoa, transformando o mundo dela”, resume Larissa sobre as atividades do grupo.

Ela conta que sempre foi muito ativa em causas sociais e projetos. “Tenho empatia em relação às pessoas que vivem alguma situação de vulnerabilidade social. Aos 15 anos, eu arrecadava cestas básicas e levava para famílias carentes”, explica.

Larissa revela que sua vocação solidária a levou até outro continente. “Sempre tive o sonho de conhecer a África, algum país de lá, para ver como era a realidade nesses lugares. Quando eu fiz 19 anos, me candidatei para um voluntariado no Quênia e fui. Fiquei lá três meses, fazendo trabalho voluntário com crianças, mulheres vítimas de abuso, população com HIV positivo”, relembra.

Quando retornou a Santos, ela conta que sentiu a necessidade de fazer algo nesse sentido em sua terra. “Então, eu comecei a participar de diversos projetos. Além de Santos, estive em Campinas, São Paulo, desenvolvendo várias atividades sociais”.

Pandemia

A trajetória foi interrompida quando teve início a pandemia do coronavírus, pois todos os projetos pararam, em função da necessidade de isolamento social.

“Nas minhas idas ao mercado, encontrava pessoas que moravam na rua. Eu parava, conversava e perguntava como estava a situação deles, porque todos os projetos tinham parado e as ruas estavam vazias. O que eu ouvia é que eles não estavam morrendo de Covid, mas estavam morrendo de fome”, relata.

Diante do cenário, Larissa decidiu criar “O Amor Existe 013”, no dia 26 de abril. “Meu objetivo não é só atender essa população, mas ter vários projetos que possam alcançar diversos grupos, que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade social, como crianças carentes em comunidades, asilos, mulheres vítimas de abuso. Dei início ao projeto com pessoas em situação de rua por ser mais urgente no momento”, destaca.

Ela explica como são as atividades. “A gente prepara marmitas na nova sede, uma casa que nos foi cedida, monta kits de higiene, leva roupas e sai para as ruas. Mas o que é muito priorizado nas ações é o atendimento humanizado. Não é só chegar e entregar uma marmita. É oferecer, perguntar se aquela pessoa aceita, mostrar e ver se ela gosta da roupa. Todo mundo é igual e não há razão para ter um tratamento diferente e cruel. Eles relatam que muita gente os trata pior do que a um animal. Eles gostam de conversar com a gente, porque a gente fala olhando no olho, a gente dá atenção”, enfatiza a estudante.

Foto: Arquivo Pessoal

Voluntários

O grupo, atualmente, conta com 110 voluntários. Porém, em cada saída são mobilizadas cerca de dez pessoas. “Nas ações comemorativas a gente consegue ter mais voluntários, porque a gente vai em comboio, ou seja, enche os carros com as coisas e sai em grupo”.

As atividades do “O Amor Existe 013” ocorrem todas as quartas-feiras. “Aos domingos, nos juntamos a outro projeto aqui de Santos, o ‘Onda Solidária 013’, e criamos o ‘Onda de Amor’, que são ações comemorativas. No Dia das Crianças ou Dia de Cosme e Damião, por exemplo, a gente vai nas comunidades, e também atendemos à população em situação de rua aos domingos. Juntando as forças, a gente consegue ajuda mais ainda”, acredita.

Larissa acrescenta que quem desejar participar do projeto ou ajudar basta entrar em contato pelo Instagram “O Amor Existe 013”. “Lá tem todas as informações, inclusive, com alternativas de pagamento de contribuições. Também buscamos as doações na Baixada Santista e há pontos onde as pessoas podem deixar as colaborações. Ainda há um pequeno contêiner, cedido pelo Rotary, que fica na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, onde as pessoas podem deixar as doações”, finaliza.