Foto: Reprodução

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) realizará, nesta quinta-feira (4), a partir das 18 horas, a live “Finanças Solidárias”. O objetivo é informar as características dos fundos rotativos solidários, dos bancos comunitários e das cooperativas de crédito. A transmissão será feira pelo canal do Youtube e grupo do Facebook do FESBS.

Serão respondidas questões como: Como se organizam esses empreendimentos? Trata-se de iniciativas em que uma exclui a outra ou são complementares? Qual a importância do e-dinheiro e a sua relação com os bancos comunitários? Esses empreendimentos podem atender à demanda por financiamento dos empreendimentos econômicos solidários para que se estruturem de acordo com as suas necessidades? Qual a melhor opção ou opções a serem adotadas considerando as proximidades existentes na Baixada Santista?

Participantes

A exposição referente a fundos rotativos solidários e bancos comunitários, com ênfase na adoção da moeda digital e-dinheiro, será feita pelo sociólogo Hamilton Rocha, integrante da Rede Paulista de Bancos Comunitários.

Vani Caldas fará uma explanação sobre o funcionamento do Banco Padre Léo Comissari, com sede em São Bernardo do Campo, onde atua na gestão e formação de pessoas que intencionam construir outros bancos comunitários. O professor da Unifesp, Egeu Esteves, abordará o tema cooperativas de crédito.

A mediação será de Marcia Farah Reis, psicóloga, gestora de políticas públicas de economia solidária e integrante do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.