Com o slogan “expanda sua visão de futuro”, o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade (Criativar) reúne pessoas criativas e disruptivas, que compartilham suas experiências de 24 a 27 de setembro. A programação é totalmente online e gratuita, com painéis, Mostra de Design, Feira Criativa, apresentações musicais, cine-debate e oficinas.

“O Criativar vai explorar as potencialidades santistas, mas olhando para o mundo; queremos provocar conexões com os principais movimentos da economia criativa e da inovação, que estão apresentando novos caminhos para a sociedade”, explica Denise Covas, uma das organizadoras.

O Festival Criativar está dividido em quatro eixos. No primeiro, sobre cidade criativa, a programação traz debates sobre alternativas de desenvolvimento econômico, requalificação urbana, os movimentos #beofficeless e #foradacidadegrande e a cidade criativa para além do empreendedorismo branco. “O empreendedorismo branco domina o protagonismo da inovação e criatividade, mas a maioria dos empreendedores criativos no Brasil é a população negra. Como tratar deste processo sem cair nas amarras da gentrificação e exclusão?”, questiona o festival.

No eixo sobre tecnologia, inovação, negócios e empreendedorismo, tem debates sobre a revolução cannábica, a revolução da longevidade, as startups, os desafios das mulheres e das pessoas trans.

Já no eixo sobre futuro, sustentabilidade, impacto e cidadania serão debatidos a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito das Nações Unidas (ONU), laboratórios cívicos e a Renda Básica Universal, com a participação de Eduardo Suplicy, autor da Lei Federal 10.835 de 2004 que institui a Renda Básica de Cidadania, universal e incondicional para todos os brasileiros. Também haverá painéis sobre iniciativas de moedas sociais e novas visões de crédito, o futuro do trabalho, ecogastronomia, agricultura urbana, entre outros.

O quatro eixo é sobre criatividade, cultura e arte, com painéis sobre ócio e tempo livre, moda sustentável, movimento maker, cinema nacional, influenciadores digitais, entre outros.

“O slogan ‘Expanda sua visão de futuro’ é um convite para acreditar na criatividade e no diálogo para construção de novas possibilidades de relacionamentos de consumo, de trabalho e renda, de negócios e de mundo. Se não sonhamos o futuro neste momento, outras pessoas o farão”, afirma Danilo Tavares, também organizador.

Santos

De acordo com a organização do evento, a cidade de Santos, onde é realizado o festival tem uma vocação inovadora. “Santos é uma cidade internacional. Desde seu início passaram por aqui pessoas de toda a parte do mundo que vinham para o Brasil em busca de oportunidades. Pelo Porto de Santos não entravam apenas mercadorias e pessoas, mas também, ideias. Assim, surgiu sua vocação inovadora marcante no presente e no planejamento do futuro. Santos é a cidade polo da Região da Baixada Santista e conta com cerca de 430 mil habitantes. Fica a 80 Km de São Paulo. É considerada por sua excelente qualidade de vida, uma das melhores para se viver”, explicam.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL AQUI.