Fotos: Divulgação

Criado em 2018 em São Paulo, pela entregadora Aline Os, o Señoritas Courier é um coletivo formado por mulheres e pessoas LGBTQ+, que atua na área de ciclo logística. A iniciativa acabou de chegar à Baixada Santista.

O projeto nasceu com objetivos claros. “Nosso propósito é combater a precarização imposta pelos grandes aplicativos de entrega, valorizar o trabalho de profissionais deste setor e diversificar o ambiente majoritariamente masculinizado e machista desse meio”, explica Érica Ceciliato, que gerencia o coletivo na Baixada, ao lado de Daissy Bedoya.

Érica revela que o Señoritas Courier ganhou forma por intermédio do curso Bike Negócio, uma iniciativa que incentiva empreendimentos baseados no uso da bicicleta.

“A Aline começou a realizar entregas em bicicleta em 2015 para uma empresa do ramo, onde permaneceu até o início de 2017. A busca pela representatividade e pela diversidade foram as motivações para encontrar a linha de atuação pela qual o coletivo segue até hoje”, destaca.

Érica explica que a ideia de trabalhar apenas com mulheres e LGBTQ+ se solidificou devido à desigualdade imensa em relação à presença de homens e mulheres na área de ciclo logística.

“Mulheres dificilmente conseguem se manter nas empresas do ramo ou mesmo nos aplicativos de delivery vigentes. Além disso, o segmento LGBTQ+ é uma minoria, que também busca espaço e reconhecimento nesse setor, e enfrenta tantos desafios quanto o público feminino”, ressalta.

O coletivo realiza entregas de pequenos e médios volumes, em geral, como presentes, acessórios, artesanatos, produtos naturais e gêneros alimentícios. Atende empresas e pessoas físicas.

“Em São Paulo, o carro-chefe é o setor de cosméticos, biocosméticos, e-commerce de roupas, artes e artesanatos, embora haja serviço em cartórios e, com menos frequência, de gêneros alimentícios. Também oferecemos serviços de entregas de documentos. Aqui na Baixada é diferente. Estamos com muitos pedidos de produtos orgânicos, como frutas, legumes e verduras, além de vasos, plantas e comidas veganas”, conta a gerente.

Equipe em expansão

O Señoritas Courier conta com 18 pessoas atuando ativamente em São Paulo. “Aqui na Baixada, começamos com duas integrantes, no final de agosto, e já somos quatro. Estamos buscando outras pessoas para fortalecer ainda mais o coletivo”, acrescenta Érica.

Atualmente, a área de atuação do coletivo na Baixada Santista abrange Santos, São Vicente e Guarujá. No entanto, a ideia é expandir para Praia Grande.

Para utilizar os serviços do Señoritas Courier, Érica diz: “Podem nos encontrar pelo Instagram @senoritas_courier_013 ou por email: [email protected]. Para São Paulo, via direct no Instagram @senoritas_courier ou email: [email protected].