Foto: Marcelo Martins/PMS

Cerca de 450 pessoas participaram da caminhada Basta de Violência contra a Mulher, na manhã deste domingo (27). Com camisetas de cor laranja e faixas denunciando o tema, os manifestantes percorreram a Avenida Vicente de Carvalho, no Boqueirão, entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Canal 3, em Santos.

Antes do evento, alunos do curso de Fisioterapia da Unip realizaram atendimento de aferição de pressão, orientação e avaliação postural, além de preparar aquecimento para os participantes, de acordo com informações do Diário do Litoral.

O objetivo da caminhada foi reforçar a atenção da sociedade para evitar a violência contra a mulher, ação fundamental, segundo Ercilla Maria Vargas Wiggert, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Commulher).

“A gente tem que, cada vez mais, gritar contra qualquer forma de violência que envolva a mulher. Temos também de chamar os homens para esta luta. A violência é muito cultural, muitos homens nasceram, no passado, sob a cultura de que mulher é submissa. Precisamos mudar isso e também trabalhar as crianças, os meninos, desde pequenos, para saber como devem tratá-las”, alertou.

Evento é incluído em campanha da ONU

A caminhada está incluída na campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), que apoia os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”, que começou em 25 de novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Laranja foi a cor escolhida pela organização para representar o movimento.

“A gente faz esta caminhada como um sinal de alerta, então ela é muito significativa. As mulheres precisam estar juntas e dizer umas para as outras que ninguém precisa e nem deve passar por qualquer tipo de agressão. E temos que chamar a atenção de toda a sociedade, trazendo os homens também para a caminhada, e falar incansavelmente deste tema”, acrescentou Renata Bravo, vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos.

A ação, em Santos, foi organizada pela Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Comulher), que faz parte da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), e contou, ainda, com os Movimento de Arregimentação Feminina (MAF); Soroptimist Internacional de Santos; Mulheres que Decidem; Rotary Club de Santos Boqueirão; OAB-Santos; Grupo Mulheres do Brasil – Santos; Câmara Municipal de Santos.