Foto: Gustavo Mesquita

A campanha salarial e por melhores condições de trabalho da categoria bancária teve início em junho. A data-base é 1 de setembro. Os trabalhadores enfrentam inúmeros problemas com as demissões em massa em todo o Brasil, além do aumento do horário de atendimento, especialmente no Santander.

Por isso, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região organizou um protesto com carro de som, distribuição de cartas abertas, cartazes e faixas em frente à superintendência de Cubatão.

A mobilização aconteceu nesta quarta-feira (27), pela manhã, à Avenida 9 de Abril, 2.270.

“O sindicato é a favor da ampliação do horário de funcionamento, desde que o banco espanhol contrate mais bancários para trabalhar em dois turnos. Diminui o desemprego, melhora as condições de trabalho e o atendimento”, declarou Élcio Quinta, presidente da entidade.

“Não é justo que os clientes sejam mal recepcionados com atendimento precário e desumano, que os bancários trabalhem em condições que os adoecem. Somente com o lucro obtido por tarifas pagas pelos clientes, o Santander paga toda sua despesa administrativa e ainda sobram milhões”, afirmou Fabiano Couto, diretor do sindicato e bancário do Santander.

“As unidades têm um mínimo de funcionários, já estressados com o acúmulo de cargos e serviços, que não dão conta depois das demissões praticadas pelo Santander, durante a pandemia. Os brasileiros são responsáveis por quase 30% do lucro mundial do conglomerado Santander”, acrescentou Couto.

Praia Grande e Santos também terão manifestações

Estão previstas manifestações nesta quinta (28), à Avenida Presidente Costa e Silva, 502, Centro de Praia Grande, e na sexta (29), à Avenida Ana costa, 481, no Gonzaga, em Santos, todas das 10 às 12 horas.