Foto: Reprodução

Em 25 de julho é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Para marcar mais uma homenagem à líder quilombola e um dos principais símbolos da resistência das mulheres negras, será realizado, neste sábado (25), o ato Levante Tereza de Benguela: Baixada Santista contra o Racismo e a Intolerância Religiosa.

Tereza de Benguela viveu no estado de Mato Grosso, durante o século XVIII. O evento, organizado por diversas mulheres negras, sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais da região, acontecerá das 11 às 13 horas, na Praça do Aquário, em Santos.

Iemanjá preta

O lugar, segundo a organização do ato, foi escolhido porque não foi permitida a instalação da estátua de Iemanjá preta, feita pelo escultor Luís Garcia Jorge. A inauguração seria 2 de fevereiro, dia da tradicional procissão de Iemanjá, na Ponta da Praia, em Santos.

Ainda de acordo com a organização, todos os cuidados de proteção contra o coronavírus serão observados, como o uso de máscara, álcool em gel, detergente, água, luvas, além de evitar a participação de pessoas dos grupos de risco.