Foto: Divulgação/Associação de Moradores da Vila dos Criadores

A comunidade da Vila dos Criadores, situada em Santos, está manifestando preocupações legítimas em relação à infraestrutura de transporte público na região, especificamente em relação a um ponto de ônibus mal projetado na Avenida Bandeirantes.

As preocupações foram destacadas pela presidente da Associação de Moradores da Vila dos Criadores, que alegou falta de sinalização, iluminação inadequada e riscos à segurança de quem utiliza o transporte público na área.

Carmelita Danubia de Araujo, presidente da Associação de Moradores da Vila dos Criadores, em uma tentativa de buscar soluções, manteve contato com as autoridades locais, incluindo o secretário municipal de Serviços Públicos de Santos, Wagner Ramos, e Marco Aurélio Neves, que também participa das reuniões, além do responsável pela obra na área. No entanto, até o momento, nenhuma ação efetiva foi tomada para corrigir as preocupações levantadas pela comunidade.

Uma das questões centrais em destaque, segundo Danubia, em relato ao Folha Santista, é a localização do ponto de ônibus na curva da Avenida Bandeirantes, que os moradores consideram extremamente perigosa. Eles argumentam que há espaço disponível para criar um recuo de qualidade que permitiria a relocação do ponto de ônibus, tornando-o mais seguro para os passageiros.

Porém, a implementação desse recuo exigiria investimentos financeiros, o que levanta dúvidas sobre a disposição das autoridades municipais para realizarem essas melhorias.

Além das preocupações com a infraestrutura do ponto de ônibus, é importante notar que houve um incidente recente na madrugada do dia 29 de outubro, o que ilustra os riscos associados à localização inadequada do ponto.

Um acidente ocorreu quando um veículo perdeu o controle ao se aproximar do ponto de ônibus na curva da Avenida Bandeirantes, e rodopiou pela pista. Felizmente, ninguém saiu ferido, mas o fato prova a necessidade urgente de ações para melhorar a segurança na área.

Veja o vídeo gravado pela presidente da Associação de Moradores:

A comunidade também destaca a importância de um ponto de ônibus de qualidade. Os moradores do local enfatizam a necessidade de iluminação adequada, assentos confortáveis e proteção para garantir a segurança dos passageiros.

Outras questões igualmente importantes levantadas pelos moradores incluem a falta de sinalização, como faixas de pedestres, e a ausência de uma ciclovia na área. Essas medidas são vistas como essenciais para promover a segurança não apenas dos moradores de Vila dos Criadores, mas também de todos que utilizam a Avenida Bandeirantes.

A comunidade espera que as autoridades municipais ouçam suas preocupações e tomem medidas imediatas para abordar as questões críticas relacionadas à infraestrutura de transporte na região. A falta de ações efetivas até o momento tem gerado preocupações genuínas entre os moradores, que buscam uma solução para garantir a segurança e a qualidade de vida na área.

O que diz a prefeitura:

Ao ser questionada, a prefeitura de Santos informou ao Folha Santista que, embora o trecho em questão não esteja sob sua jurisdição, propôs à Ecovias o reposicionamento do ponto de ônibus para aumentar a segurança, e está desenvolvendo um projeto de iluminação na rotatória. A comunidade de Vila dos Criadores aguarda, com ansiedade, as ações planejadas para melhorar a infraestrutura de transporte na região.