Foto: Divulgação

Por meio de uma parceria, o Instituto Arte no Dique vai inaugurar, no dia 14 de julho, o Cruyff Court Pelé Santos, que representará a construção de uma quadra de futebol com gramado sintético.

A ONG santista já conta com o Complexo Rei Pelé, onde estão a quadra de futsal Douglas Franklin, o estúdio de música e audiovisual Moraes Moreira e a escola de marcenaria sustentável.

O convênio para a criação do equipamento foi assinado entre o instituto, Plataforma Brasil, Johan Cruyff Foundation, UEFA Foundation for Children, Cohab-Santista e Secretaria de Patrimônio da União.

O nome do projeto se refere ao ex-craque de futebol e treinador holandês Johan Cruijff (1947-2016), ídolo do Ajax e do Barcelona e um dos maiores jogadores de futebol da história. Terá área total de 25 por 47 metros e será a 300ª quadra do projeto da fundação holandesa.

Em dezembro de 2022, o presidente do Instituto Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo, através de contato com a Plataforma Brasil (instituição holandesa que tem sede em São Paulo e é parceira do Arte no Dique desde 2010), esteve em Amsterdã, na Holanda, para apresentar a ONG santista à Fundação Cruiff e firmar a parceria.

A construção envolve investimento internacional de R$ 940 mil mais R$ 150 mil de contrapartida da prefeitura. O projeto para a área foi desenvolvido pela Silverwork Engenharia.

Cruyff Court é um equipamento esportivo construído pela Fundação Johan Cruyff, ao ar livre, em áreas onde as crianças e jovens carecem de espaço seguro para prática de atividades físicas e esportes.

“Santos merece essa parceria e comunidade das palafitas. O esporte salva e transforma vidas e essa parceria tem tudo a ver com o que acreditamos para termos um mundo mais justo”, ressaltou o presidente do Arte no Dique.

“Muito além do que revelar craques, essa parceria possibilitará que crianças e jovens, através do esporte, desenvolvam sua cidadania. Algo que vem totalmente ao encontro ao que temos realizado nesses 21 anos de projeto”, afirmou.

Haverá oficina de futebol gratuita

Ainda segundo José Virgílio, haverá oficina de futebol, gratuita, e a quadra será aberta à comunidade.

A presidente do Instituto Plataforma Brasil, Joelke Offringa, que desenvolve o projeto Cruyff Court em São Paulo, em parceria com a Johan Cruyff Foundation, falou destacou a escolha do Instituto Arte no Dique para trazer a quadra.

“É simplesmente fantástico o trabalho que vem sendo realizado no Instituto Arte no Dique e só porque encontramos esse parceiro que está fazendo um trabalho tão incrível é que tivemos coragem de trazer esse investimento para Santos. O projeto que vimos aqui está muito alinhado com o que queremos, que é de alguma forma ajudar a melhorar a vida dessas crianças e desses jovens que vivem na Vila Gilda”, relatou.

“Ninguém faz nada sozinho e é com uma alegria imensa que assinamos este termo de cooperação com institutos e fundações para atender aos moradores do Dique da Vila Gilda”, disse o prefeito Rogério Santos.

Para o secretário de Esportes, Gelásio Ayres Fernandes Júnior, a construção da quadra, além do impacto social, deve ajudar a revelar talentos. “Diante de uma estrutura como essa, não tenho dúvidas de que muitos jovens terão a oportunidade para mostrar seu talento. E é essa a beleza do esporte: ajudar a transformar a vida de quem prática”, concluiu.