Foto: Forças de Defesa da Nova Zelândia

Por Henrique Rodrigues

Depois de quatro dias de isolamento total, as primeiras imagens de Tonga após a fortíssima erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai começam a circular nas redes. Elas foram registradas por aviões militares neozelandeses por satélites.

A micronação localizada no Oceano Pacífico perdeu toda a comunicação com o mundo exterior após o único cabo submarino que conecta o país à internet ter se partido com o violento tsunami provocado pela atividade vulcânica do último sábado (15).

O que se vê nas fotos e vídeos divulgados é um cenário de grande destruição e uma mudança na paisagem tropical sempre verde do arquipélago, que deu lugar a um tom de cinza que tinge tudo, provocado pelo material lançado na atmosfera pelo Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai e pelas chuvas ácidas ocasionadas nesse tipo fenômeno.

Mesmo com as primeiras imagens feitas do espaço ou pelas aeronaves militares de um país vizinho, uma incógnita permanece: o número de vítimas e os reais danos provocados pela erupção e pela onda gigante resultante dela, já que a comunicação com o governo e moradores locais segue interrompida.

Veja as fotos e o vídeo:

Maxar Technologies
Maxar Technologies
Maxar Technologies
Maxar Technologies

Maxar Technologies
Maxar Technologies
Maxar Technologies