Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santos recebeu um Transferban da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e está proibido de contratar ou inscrever novos jogadores. O clube comunicou, na tarde desta quinta (1º), que foi punido pela entidade máxima do futebol em razão de um processo movido pelo técnico argentino Fabián Bustos, que dirigiu o Alvinegro de março a julho de 2022, quando foi demitido.

Bustos, um dos dez técnicos na gestão do ex-presidente Andres Rueda, entrou com uma ação contra o clube cobrando multa de cerca de R$ 6 milhões por rescisão unilateral de contrato de trabalho.

Apesar dos recursos do clube, a Fifa e a Corte Arbitral do Esporte (CAS) acataram a ação do treinador, mas reduziram o valor da indenização, segundo o Santos, para cerca de R$ 4 milhões.

O Transferban impede que o Santos registre o recém-contratado goleiro Gabriel Brazão, que pertencia à Internazionale de Milão e chegou nesta quarta (31) ao clube. O atacante colombiano Alfredo Morelos, que na semana passada entrou em acordo para reduzir o salário e permanecer no Peixe, também não poderá ser inscrito no Paulistão enquanto o Alvinegro não resolver a pendência com Bustos.

Negociação de acordo

Em nota divulgada pelo clube, “assim que foi notificado, por intermédio do Departamento Jurídico, visando também evitar mais prejuízos à imagem do clube, o Santos iniciou negociação para um acordo com o ex-treinador”.

De acordo com o Alvinegro, “os entendimentos estão evoluindo satisfatoriamente, indicando uma rápida solução para o problema ocorrido na gestão do ex-presidente Andres Rueda”.

Passagem frustrante

Fabián Bustos foi contratado em fevereiro de 2022 para substituir o atual técnico Fábio Carille, que entrou em rota de colisão com o então executivo de futebol Edu Dracena. À época, depois de livrar o time do rebaixamento no Brasileirão de 2021, Carille foi boicotado pelo dirigente na contratação de reforços.

Escolhido por Dracena, Bustos deixou o Barcelona de Guayaquil, do Equador, mas acabou não durando muito tempo na Vila Belmiro.Foram apenas 28 partidas no comando do Peixe, com nove vitórias, 11 empates e oito derrotas.

O último capítulo da curta passagem do argentino pelo Alvinegro foi a vexatória eliminação nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, em plena Vila Belmiro, para o Deportivo Táchira, da Venezuela, no dia 6 de julho de 2022.

Depois de dois empates em 1 a 1, o primeiro na Venezuela e o segundo na Vila, o Peixe perdeu nos pênaltis por 4 a 2. A queda causou revolta entre os torcedores, que promoveram cenas de vandalismo nos arredores do estádio ao final da partida.

No dia seguinte, Bustos, que tinha contrato com o Santos até o final de 2023, foi demitido.

Fabián Bustos ficou pouco mais de quatro meses no comando do Santos em 2022
Fabián Bustos ficou pouco mais de quatro meses no comando do Santos em 2022 – Créditos: Ivan Storti/Santos FC