O Santos recebeu um Transferban da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e está proibido de contratar ou inscrever novos jogadores. O clube comunicou, na tarde desta quinta (1º), que foi punido pela entidade máxima do futebol em razão de um processo movido pelo técnico argentino Fabián Bustos, que dirigiu o Alvinegro de março a julho de 2022, quando foi demitido.
Bustos, um dos dez técnicos na gestão do ex-presidente Andres Rueda, entrou com uma ação contra o clube cobrando multa de cerca de R$ 6 milhões por rescisão unilateral de contrato de trabalho.
Apesar dos recursos do clube, a Fifa e a Corte Arbitral do Esporte (CAS) acataram a ação do treinador, mas reduziram o valor da indenização, segundo o Santos, para cerca de R$ 4 milhões.
O Transferban impede que o Santos registre o recém-contratado goleiro Gabriel Brazão, que pertencia à Internazionale de Milão e chegou nesta quarta (31) ao clube. O atacante colombiano Alfredo Morelos, que na semana passada entrou em acordo para reduzir o salário e permanecer no Peixe, também não poderá ser inscrito no Paulistão enquanto o Alvinegro não resolver a pendência com Bustos.
Negociação de acordo
Em nota divulgada pelo clube, “assim que foi notificado, por intermédio do Departamento Jurídico, visando também evitar mais prejuízos à imagem do clube, o Santos iniciou negociação para um acordo com o ex-treinador”.
De acordo com o Alvinegro, “os entendimentos estão evoluindo satisfatoriamente, indicando uma rápida solução para o problema ocorrido na gestão do ex-presidente Andres Rueda”.
Passagem frustrante
Fabián Bustos foi contratado em fevereiro de 2022 para substituir o atual técnico Fábio Carille, que entrou em rota de colisão com o então executivo de futebol Edu Dracena. À época, depois de livrar o time do rebaixamento no Brasileirão de 2021, Carille foi boicotado pelo dirigente na contratação de reforços.
Escolhido por Dracena, Bustos deixou o Barcelona de Guayaquil, do Equador, mas acabou não durando muito tempo na Vila Belmiro.Foram apenas 28 partidas no comando do Peixe, com nove vitórias, 11 empates e oito derrotas.
O último capítulo da curta passagem do argentino pelo Alvinegro foi a vexatória eliminação nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, em plena Vila Belmiro, para o Deportivo Táchira, da Venezuela, no dia 6 de julho de 2022.
Depois de dois empates em 1 a 1, o primeiro na Venezuela e o segundo na Vila, o Peixe perdeu nos pênaltis por 4 a 2. A queda causou revolta entre os torcedores, que promoveram cenas de vandalismo nos arredores do estádio ao final da partida.
No dia seguinte, Bustos, que tinha contrato com o Santos até o final de 2023, foi demitido.