O Santos respira no Campeonaro Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (26), o Alvinegro venceu o Coritiba pelo placar de 2 a 1, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. Joaquim e Marcos Leonardo anotaram os gols dos donos da casa, enquanto Robson, de pênalti, fez para os visitantes.
Agora, com a vitoria, o Santos sai da zona do rebaixamento e sobe para a 16ª posição, com 33 pontos, dois à frente do primeiro time do Z-4, o Goiás, com 31. O próximo compromisso é no domingo (29), contra o Corinthians, na Neo Química Arena, às 18h30.
Além disso, o time de recupera da sequência de duas derrotas consecutivas, para o Red Bull Bragantino por 3 a 1 e a goleada de 7 a 1 contra o Internacional.
Primeiro tempo
Estreando o seu terceiro uniforme, o Peixe chegou com perigo no primeiro minuto de jogo. Marcos Leonardo, deu uma “meia bicicleta” para boa defesa de Gabriel, goleiro do Coritiba.
Aos 3, em cobrança de falta de Lucas Lima, Joaquim subiu mais alto do que a defesa rivale marcou o primeiro do Santos na partida: 1 a 0. Porém, não houve tempo para a torcida santista comemorar. Bola alçada na área, Dodô tocou com a mão e o árbitro Wagner Magalhães marcou pênalti.
Após cinco minutos de discussão entre os atletas do Coxa e o juiz, Robson cobrou, João Paulo tocou, mas não evitou a igualdade dos visitantes: 1 a 1.
O empate assustou o Santos, que viu o Coritiba ter um gol anulado, de Mateus Bianqui. O jogo caiu de ritmo nos minutos seguintes, mas o Peixe seguia com a mais posse de bola.
Em boa triangulação do ataque alvinegro, Lucas Lima invadiu a área e cruzou. No meio de dois zagueiros, Marcos Leonardo cabeceou rente à trave de Gabriel.
Aos 37, Willian Farias fez falta em Lucas Lima, perto da grande área, levou o segundo cartão amarelo (e o consequente vermelho) e deixou o Coritiba com um homem a menos em campo.
Em virtude do excesso de paralisações, o árbitro concedeu oito minutos de acréscimos. Com um misto de vaia e apoio, os dois times foram para os vestiários com o 1 a 1 no placar.
Segundo tempo
Precisando do resultado para sair da zona de rebaixamento, o técnico Marcelo Fernandes fez uma alteração no Peixe. Trocou o lateral Kevyson pelo atacante Julio Furch.
No Coxa, o treinador Tiago Kosloski efetuou duas mudanças: Reinaldo e Bruno Gomes nos lugares de Robson e Slimani.
Pouco criativo, o Alvinegro pressionava os visitantes, mas não conseguia ser efetivo nas conclusões.
O Santos só voltou a levar perigo em cobrança de falta ensaiada, quando Marcos Leonardo chutou forte e Gabriel espalmou para frente.
Aos 19, Jean Lucas cruzou na área, Furch se antecipou à zaga e cabeceou na trave dos paranaenses.
Mais duas mexidas no Coritiba: Fransérgio e Maurício Garcez entraram nos lugares de Mateus Bianqui e Marcelino Moreno.
Após muita insistência, saiu o segundo gol do Peixe: Soteldo entrou na área e cruzou. A bola desviou na defesa coritibana e caiu na cabeça do artilheiro Marcos Leonardo marcar: 2 a 1 para o Santos.
Na sequência, Marcelo Fernandes resolveu trocar Lucas Lima para a entrada de Maxi Silveira.
O técnico Tiago Kosloski trocou o lateral Natanael pelo defensor Hayner.
Aos 36, Bruno Gomes cobrou falta de longe e João Paulo espalmou para escanteio. O Coxa não se entregava.
Fernandes efetuou mais duas mexidas. Rodrigo Fernandéz e João Lucas entraram nas vagas de Lucas Braga e Marcos Leonardo, respectivamente. Nos acréscimos, saiu Soteldo para a entrada de Steven Mendoza.
O Coxa ainda pressionou, mas não teve forças para acabar com a festa santista na Vila Belmiro: 2 a 1 para o Peixe.