Cisco Araña - Foto: Reprodução/Facebook

Um dos pioneiros do surfe profissional no estado de São Paulo e colecionador de inúmeros títulos, Francisco Alfredo Alegre Araña, ou simplesmente Cisco Araña, como é conhecido, tem vasta carreira no esporte como educador físico, atleta e empreendedor.

Sua história é o enredo do documentário “Cisco Araña – Longboard Bossa Nova”, com criação e direção de Robinson Patrício. A produção conta a vida do ícone do surfe brasileiro, a partir de depoimentos de amigos e familiares, e declarações de famosos do surfe nacional, como Fábio Gouveia, Picuruta e Almir Salazar, Rico de Souza, Neco Carbone e Carlos Burle, entre outros.

O filme terá sessão especial, no dia 24 de maio, no Cine Roxy 5. A renda integral será revertida para o “Sonhando Sobre as Ondas”, projeto santista de inclusão social mundial, que já doou quase 70 pranchas adaptadas e está presente em 20 praias ao redor do mundo.

Com locações no Litoral Paulista e na Califórnia, Estados Unidos, o longa-metragem exibe o estilo clássico do surfista sobre o longboard e vai além, abordando a coordenação de escolas públicas de surfe. No local, Cisco coordena, desde o início do curso, importante projeto de inclusão social, estendendo a prática do esporte, gratuitamente, a crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Primeira prancha adaptada para pessoas com deficiência visual

Cisco também é o idealizador, juntamente com o ex-aluno, o surfista cego Valdemir Pereira Correia, da primeira prancha adaptada para pessoas com deficiência visual.

O equipamento tem o mesmo tamanho da prancha comum, mas com medidas de proteção, como pontas e quilhas revestidas com E.V.A. (material emborrachado, flexível e à prova d´água) e marcações para ajudar o surfista a se posicionar.

Professor universitário, Cisco foi um dos responsáveis pela inclusão da disciplina “Surfe” no ensino superior.

Ele também ocupa posição de destaque no cenário esportivo internacional. Além de ter conquistado campeonatos fora do país, é embaixador santista no World Surf Cities Network, uma rede criada em 2011, que conta com representantes de países como Austrália, África do Sul, França, Chile e Portugal, cujo objetivo é impulsionar o surfe para a criação de empresas e empregos qualificados.

Quando e onde comprar ingressos e assistir

Data: 24 de maio.

Horário: 20h.

Local: Cine Roxy – Sala 5.

Endereço – Avenida Ana Costa, 443.

Ingressos: R$ 20, à venda na Miwa Beach Club, Avenida Presidente Wilson, 101, Pompeia.