Ítalo Ferreira - Foto: Reprodução

O surfista Ítalo Ferreira, potiguar de Baía Formosa (RN), conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, na madrugada desta terça-feira (27).

Assim como o skate, o surfe estreou como esporte olímpico em Tóquio. Na final, realizada na praia de Tsurigasaki, Ítalo Ferreira venceu o japonês Kanoa Igarashi por 15,14 a 6,60 pontos.

Emocionado, Ítalo dedicou o título à avó. “Eu queria que minha avó estivesse viva para ver o que eu me tornei e consegui fazer”, disse, bastante emocionado.

Em Baia Formosa, a população fez carreata ao amanhecer para comemorar o ouro do surfista.

O bronze ficou com o australiano Owen Wright, que derrotou o brasileiro Gabriel Medina, de Maresias, Litoral Norte, na disputa pelo terceiro lugar. A derrota de Medina, um dos principais nomes do surfe mundial, causou revolta nas redes e dúvidas entre fãs, que acreditam que o brasileiro foi melhor que o australiano.

Ouro
O primeiro campeão do surfe também deu a primeira medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada. Mais cedo, Fernando Scheffer ganhou o bronze nos 200 metros na natação.

No total, a delegação brasileira tem cinco medalhas – completam o quadro duas de prata (Kelvin Hoefler e Rayssa Leal no skate) e bronze (Daniel Cargnin no judô)

Veja vídeos da vitória de Ítalo Ferreira: