Créditos: Reprodução/TV Cultura

Com gol de pênalti no último minuto do jogo, a Portuguesa Santista venceu o São José, por 1 a 0, e saiu em vantagem na final da Copa Paulista. O duelo aconteceu em Ulrico Mursa, neste sábado (7). O gol da vitória rubro-verde saiu dos pés de Franco, agora artilheiro do campeonato com 7 tentos, ao lado de Chrigor, da Portuguesa de Desportos. A perna de volta vai ser realizada no interior, no estádio Martins Pereira, também às 15h, no sábado (14).

Nos primeiros minutos do jogo, os times se atacaram e criaram boas chances de gol. Aos 7, Nicholas, do São José, recebeu livre na grande área e quase marcou o primeiro. Pelo lado rubro-verde, Anderson Magrão e Franco tiveram boas oportunidades, mas concluíram mal na meta do adversário.

Com a forte chuva que caiu na cidade de Santos, a bola parou de rolar, além das poças de chuva, que interrompiam qualquer chance perigosa de ataque. Foi assim durante todo o segundo tempo, até o pênalti, aos 48 da etapa final. Kaio Cristian se antecipou sobre a marcação do lateral do time do interior e sofreu a falta dentro da área. Depois de muita confusão na marca da cal, da parte dos jogadores joseenses, Franco se dirigiu para cobrança e deslocou o goleiro da Águia do Vale: 1 a 0 e festa em Ulrico Mursa.

Com a vitória, qualquer empate, ou vitória, em São José dos Campos, dará o título à Briosa. Derrota por um gol de diferença, e a decisão irá para as penalidades máximas. Triunfo por mais de dois gols de saldo para o São José, e o título fica no interior.

O que é a Copa Paulista?

Campeonato organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o torneio reúne clubes das Séries A-1, A-2 e A-3, mas que não têm divisão nacional ou que buscam a vaga na Copa do Brasil da próxima temporada.

Nesta edição, 18 clubes participaram. Na decisão, sobraram Portuguesa Santista e São José. O campeão tem a opção de escolher entre a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil. O vice fica com a outra opção.