Foto: Reprodução/Instagram Daniel Alves

Por Yuri Ferreira

O Ministério Público da Espanha estabeleceu qual será a pena pedida para as acusações de estupro contra Daniel Alves, ex-jogador da seleção brasileira, do Barcelona e do São Paulo.

O jogador é acusado de estuprar uma jovem em uma balada em Barcelona em dezembro do ano passado. Ele está preso desde janeiro de 2023 e teve a denúncia aceita pelos tribunais espanhóis.

Agora, o Ministério Público, que formaliza a denúncia contra Dani Alves, pediu que o jogador fique 9 anos na cadeia.

Além disso, os procuradores pedem uma multa de 150 mil euros (R$ 798 mil) com indenização revertida para vítima, também pelo crime de agressão sexual com penetração.

Por fim, é também solicitada uma liberdade condicional de 10 anos além do regime fechado. No total, o jogador pode cumprir uma pena de 19 anos, além da multa.

O julgamento deve acontecer no ano que vem, e o período de prisão preventiva já deve contar para o cumprimento de pena em caso de condenação do ex-atleta.

Jogador pediu liberdade condicional

Daniel Alves chegou a pedir liberdade condicional, mas ela foi negada por conta de um possível risco de fuga para o Brasil. À época, ele residia no México como jogador do Pumas UNAM.

“A Procuradoria de Barcelona opõe-se ao pedido de liberdade formulado pela defesa de Daniel Alves e considera que a medida de prisão provisória acordada deve ser mantida, entendendo que ainda existe o risco de fuga, dada a natureza dos fatos, as elevadas penas que poderão ser aplicado pelo crime investigado e a profundidade do julgamento oral”, diz o documento oficial do MP.