Foto: Santos FC/Divulgação

Melhor que o desempenho. O Santos jogou mal, foi pouco efetivo, mas arrancou o empate por 1 a 1 no clássico diante do Corinthians, neste domingo (29), na Neo Química Arena. O gol do Peixe foi marcado de pênalti, nos acréscimos, por Mendoza, enquanto Jean Lucas, contra, fez para o Timão.

Com o empate, o Peixe segue fora da zona do rebaixamento, com 34 pontos, na 16ª colocação, dois à frente do Goiás, com 32, e o primeiro clube do Z-4.
O próximo compromisso do time da Vila Belmiro será na quarta-feira (1º), contra o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, às 20 horas.

Primeiro Tempo

A forte chuva que caiu em São Paulo deixou o jogo lento e moroso. O lado esquerdo da Neo Química Arena estava encharcado de água. Assim, os dois times buscavam atacar pela direita.

Com nove minutos em campo, o técnico Marcelo Fernandes foi obrigado a fazer a primeira mudança no Santos. O zagueiro João Basso sentiu uma lesão no joelho direito e, em seu lugar, entrou o zagueiro Messias.

A primeira chance de perigo da partida aconteceu aos 13 minutos. Fausto Vera pegou sobra de fora da área e arrematou ao gol santista. A bola fez o caminho do ângulo direito, mas João Paulo fez excelente defesa e espalmou para escanteio.

Em boa trama ofensiva corintiana, Yuri Alberto chutou de dentro da área e o arqueiro santista fez defesa à queima-roupa. Na sua primeira descida ao ataque, o Santos chegou a fazer o gol, mas foi anulado por impedimento de Marcos Leonardo.

O Corinthians insistia nas bolas paradas. E quase abriu o placar. Em cobrança de escanteio de Giuliano, Gil cabeceou e João Paulo fez nova boa intervenção. Ao longo da primeira etapa, o Timão criou as melhores oportunidades. Acomodado, o Peixe foi pouco efetivo no ataque.

Nos acréscimos, sobrou tempo para o arqueiro santista realizar outra boa defesa. Giuliano fez belo lançamento e Yuri Alberto, dentro da área, finalizou. A bola foi no canto esquerdo, mas o camisa 34 do Peixe desviou para a lateral.

Segundo tempo

O técnico Mano Menezes fez uma alteração no Corinthians. Saiu Fausto Vera e entrou Gustavo Moscardo.

A primeira oportunidade de perigo da segunda etapa foi do Santos. Soteldo carregou a bola pelo meio de campo do Timão e soltou para Marcos Leonardo. O camisa 9 santista chutou para boa defesa de Cássio. Na sequência, o venezuelano fez boa jogada e o centroavante do Peixe arrematou para fora.

E, finalmente, saiu o gol Corintiano. Em cobrança de escanteio, Lucas Veríssimo cabeceou, João Paulo espalmou, mas, no rebote, Jean Lucas fez contra: 1 a 0.

Com a desvantagem no marcador, o Peixe se viu obrigado a atacar o rival. Como consequência, Fernandes efetuou duas mexidas. Kevyson e Maxi Silveira entraram nas vagas de Dodô e Lucas Lima.

Imediatamente, Mano Menezes também efetuou duas trocas. Bruno Méndez e Wesley vieram nos lugares de Bruno Méndez e Fágner.

Sabedor da importância do triunfo no clássico, o treinador santista realizou sua última parada para trocar dois atletas do seu time. Steven Mendoza e Julio Furch ocuparam as vagas de Rodrigo Fernández e Marcos Leonardo.

Aplaudido pela torcida presente em Itaquera, Renato Augusto saiu para dar lugar a Matías Rojas.

Nesse período, o duelo caiu de ritmo. O Peixe até ficava com a bola, mas falhava na finalização.

Em boa jogada pela direita, Soteldo rolou para Mendoza. O camisa 20 cruzou na cabeça de Julio Furch, que ganhou pelo alto, mas viu Gil afastar para o meio de campo.

Ruan Oliveira veio na vaga Giuliano, como a última substituição do Alvinegro Paulista.

Porém, aos 47 minutos, Soteldo invadiu a área e sofreu pisão de Bruno Méndez. Após dois minutos de espera, em lance revisado pelo VAR, o árbitro Anderson Daronco marcou a infração. Na cobrança, Mendoza deslocou Cássio e empatou o duelo. A partida ainda teve 14 minutos de acréscimo.

Feliz com o resultado, o Peixe segurou o empate e abriu dois pontos de vantagem para a zona do rebaixamento, que tem o Vasco, com 32, na 17ª posição.